O lançamento da II edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais ocorreu no Centro de Treinamento João Paulo II. O evento foi aberto com apresentação musical e artística com o uso da Língua Brasileira de Sinais, marcando continuidade do trabalho de incentivo à leitura. Na plateia, professores da Rede Municipal de Ensino, além de gestores locais e de municípios da região dos Cocais.

“A feira é pensada de uma forma que consiga agregar o máximo de pessoas, e isso é que dá corpo. A literatura se sustenta com o leitor, com livros e com uma tradição literária, então é dentro dessa realidade que pensamos nossa literatura. A FLICT teria que ter esse caráter regional”, lembra Francigelda Ribeiro, coordenadora de memória e cultura da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Nós trabalhamos na sala de leitura. Ano passado nossos alunos puderam ter um contato maior com a literatura infantil e houve um rendimento de alta qualidade para os nossos alunos. Eu acredito que este ano os livros da escritora homenageada vão trazer muitos benefícios para os nossos alunos”, ressalta Francisca Rodrigues, gestora da U.I.M. Hélio de Sousa Queiróz.

“O município de Peritoró teve participação efetiva na FLICT em 2018, e levamos a proposta para o município e realizamos a nossa FLIP. A proposta é muito boa e traz conhecimento, desenvolvimento e aprendizado”, reforça Cléia Lima, Secretária de Educação de Peritoró.

Promovida pela Prefeitura de Caxias por meio da SEMECT, a FLICT homenageia escritores maranhenses que tenham um trabalho significativo. Ano passado o homenageado foi Wilson Marques. Este ano, Sharlene Serra. A escritora ludovicense é graduada em Desenho Industrial, pedagoga, especialista em Educação Inclusiva e autora da coleção Incluir, que promove a inclusão por meio da leitura.

“É um trabalho que eu intitulo Literatura Inclusiva, já tenho seis livros publicados e a coleção Incluir vem abordar essa literatura trazendo a inclusão. Com isso, as obras abordam a deficiência visual, auditiva, intelectual, física e o autismo para crianças sem deficiência. E, por último, abordo uma literatura protetiva, onde eu abordo o abuso infantil. É muito bom ser homenageada em Caxias”, explica a escritora homenageada.

Em breve as obras da autora vão estar dentro das salas de aula pelos próximos seis meses, para que em seguida o resultado seja apresentado pelos alunos na Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais, que será realizada no Complexo da Balaiada no Morro do Alecrim, no período de 24 a 26 de outubro de 2019. Dentro da FLICT também acontece a XVII Feira Municipal de Literatura.

“Essa literatura inclusiva trazida pela autora vai fazer com que aprendamos mais a respeitar, a acolher as crianças que têm necessidade especial, e isso pode contribuir muito com o trabalho educativo. Desde 2017 iniciamos esse trabalho e nós trabalhamos para que o nosso aluno possa ter no mínimo seis meses de estudo para que nosso aluno possa se preparar, aprender sobre o universo literário”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,