O 1º Seminário Juntos Por Elas, realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, ocorreu no auditório de uma faculdade particular de Caxias e contou com representes da Secretaria de Estado da Mulher, da Assembleia Legislativa, Patrulha Maria da Penha, Casa da Mulher Brasileira e Prefeitura Municipal de Caxias. O evento teve o propósito de alertar para a importância de uma maior articulação da Rede de Proteção à Mulher vítima de violência.

“Quero agradecer à Prefeitura de Caxias pela realização do Seminário Juntos por Elas. Nesse momento estamos abordando vários tipos de violências. Estamos lutando aqui pelo combate à violência contra as mulheres”, destaca Aureamélia Soares, secretária de políticas para as mulheres.

“Este seminário está mostrando que as mulheres também podem ocupar os espaços da política e administrativos. Estou muito feliz de estar aqui e enaltecer este momento. Faço o pedido para que a gente possa implantar a Patrulha Maria da Penha no município de Caxias e que a gente possa trazer para Caxias a Casa da Mulher Brasileira”, frisou Adelmo Soares, deputado estadual.

O evento contou ainda com palestrantes que destacaram ser o combate à violência contra a mulher uma responsabilidade de todos. Mônica Benício, mestranda em arquitetura, militante em direitos humanos e ex-companheira de Marielle Franco, a ex-vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada em março de 2018, destacou que as políticas públicas precisam ser mais efetivas, a fim de evitar a violência.

“A gente tem que estar unida para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Quando a gente vive num país que é o 5º com maior índice de feminicídio no mundo e a gente tem um desgoverno de políticas para as mulheres, que não está preocupado com a segurança das mulheres e cada vez mais vai sucateando e retirando os direitos que tínhamos adquiridos, então é uma luta constante diária a nossa garantia de direitos”, acredita Mônica Benício, ex-companheira de Mariele Franco.

O prefeito de Caxias lembrou que as mulheres devem continuar lutando para garantir o seu espaço. Para ele, a gestão municipal tem buscado valorizar as iniciativas de protagonismo feminino.

“A mulher só quer o seu espaço. Então vim pra cá mostrar que nós lutamos para que as mulheres conquistem seus espaços, que a mulher tem papel importante na sociedade. Nós fizemos paridade dentro do nosso governo, nós temos metade mulher e metade homem. Eu sempre tenho disso, que todos nós precisamos compreender que a mulher busca o respeito e o seu espaço e aqui em Caxias ela contribui para que o município se desenvolva e cresça cada vez mais”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: