Pintura de rosto, brincadeiras, circuito de atividades físicas, musicoterapia, dentre outras atividades para movimentar a criançada com autismo, marcaram o encerramento do mês de conscientização do Autismo em Caxias, na Feirinha da Gente, neste domingo (28). O momento foi de integração e lazer e foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I.J.), que contou com a parceria da atenção primária do município e da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) de Caxias.

“No dia 2 de abril foi a abertura. Durante este mês fizemos diversas atividades no CAPS, em escolas, e hoje tem várias atividades com a família, envolvendo saúde, educação e assistência social, pra mostrar que Caxias abraça as pessoas que têm um familiar com Autismo”, frisa Conceição Moura, coordenadora do CAPS I.J.

“Eu espero mais avanços. Que as famílias, que as pessoas, que as autoridades se aproximem da gente, que temos muito a oferecer pra cidade. Estamos fazendo um chamamento para que as famílias possam passear e tirar o autista da rotina”, ressalta Francilia Sousa, coordenadora da AMA em Caxias.

“A gente tem ainda uma dificuldade em fazer o diagnóstico das crianças com Autismo. A gente trabalha as capacitações dos profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros, e hoje a gente tem o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que tem psicólogos e assistentes sociais que nos ajudam a identificar melhor. Então, a Atenção Primária vem de forma a captar estes casos de crianças com o espectro autista”, explicou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

Os caxienses ainda aproveitaram e compraram os produtos da agricultura familiar, os pratos da culinária local, o artesanato local, dentre outras opções da boa mesa. E, para quem faz parte dos grupos prioritários, a Feirinha também foi local de vacinação contra a gripe.

“Eu acho bastante importante a gente se vacinar. Como eu sou diabética eu já quero me prevenir. Eu não vim preparada, mas como eu encontrei eu já me vacinei logo”, disse Francinete Pereira, dona de casa.

“Como a gente visa abordar todos os grupos, e muitas pessoas não têm disponibilidade de vacinar naquela data, a gente está fazendo a imunização, seguindo os grupos prioritários: diabéticos, crianças menores de seis anos, professores, policiais, pessoas com doenças crônicas, sendo que no próximo sábado (04/05) é o dia D”, lembra Nyara Marques, coordenadora da UBS da Cohab.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: