O agricultor familiar Francisco Silva, do povoado Coroatá no 2º Distrito de Caxias, aposta na criação de Frangos Caipira, o conhecido “Caipirão”. Nos últimos cinco anos, ele viu a produção cair de 500 unidades para 100 unidades. Mas Seu Francisco vê com grande entusiasmo a possibilidade aumentar sua produção com o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, que será lançado no próximo dia 31 de maio em Codó para os municípios do Território dos Cocais: Caxias, Coroatá, Codó e Timbiras.

“No começo era bem difícil porque a gente não tinha como comercializar. Eu fazia uns caixotes e ia pra feira de Caxias, Aldeias Altas. Esse projeto é um impulso bom porque a gente tem como trabalhar, melhorar de vida. Com essa nova parceria a gente pode voltar a produzir os 500 ou mais e ampliar mais o negócio”, acredita Francisco.

O programa terá o auxílio de vários parceiros, dentre eles a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que encaminhou os 35 agricultores que vão participar do Prodeter, com toda assistência técnica gratuita.

“Ele envolve vários parceiros para cada um fazer sua parte, para que toda a cadeia seja trabalhada e, no final, para que o projeto tenha sucesso. A participação de todos é fundamental, e nós como Secretaria de Agricultura, Prefeitura, nós vamos fazer o possível para que no município ele seja bem executado. Nós pretendemos que, dentro do plano, o agricultor seja o maior beneficiado”, afirma Erivaldo da Silva, técnico em Agronegócio da Secretaria de Agricultura de Caxias.

O Prodeter será desenvolvido em 19 etapas até 2022. O ponto mais importante para os agricultores é que, além de linhas de crédito facilitadas, toda a assistência técnica será gratuita para os 135 produtores assistidos, além da garantia de que a produção será adquirida pelos parceiros.

“Nesse projeto o banco não é protagonista, o banco é apenas um ator. De fato, quem é protagonista é o agricultor, o produtor rural, eles é que vão fazer a coisa acontecer. No programa tem ações que é para fazer rodadas de negociações com empresários que trabalham no ramo do varejo, no atacado, que possam fazer a compra do produto, quando ele já tiver no ponto de escoar. Não vai ser a compra total, mas vai ser um certo percentual, tudo isso está nas ações do Prodeter, que nós vamos dialogar com os empresários pra que eles possam ser parceiros e apoiar essa iniciativa”, explica Tiago Henrique, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

Palavras chaves: ,