Uma performance teatral encenada pelo grupo Balaio Coletivo abordando a prevenção à violência contra a mulher abriu o evento que marcou o lançamento da Campanha Juventude Prevenida, pela coordenação da Juventude de Caxias, que é subordinada à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude. Participaram da solenidade secretários municipais, advogadas, lideranças juvenis, a juíza da Vara da Infância, além de estudantes das redes municipal e estadual. O evento ocorreu no auditório Leôncio Magno, do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA).

“O que a coordenação tem feito, e tem feito muito bem, estimulada pelo prefeito Fábio Gentil, é incentivar o jovem e fazer com que este movimento seja de unidade para que esses jovens possam ter acesso a políticas públicas”, ressaltou Prof. Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

“É preciso que a gente tenha uma atitude de prevenção, e mais, os pais precisam fiscalizar melhor os filhos, principalmente redes sociais. A família deve estabelecer o diálogo e se informar sobre os assuntos. A gente não tem que ter vergonha de explicar para a criança e para o adolescente o que é assédio sexual, o que é permitido e o que não é permitido. Hoje os casos que recebemos envolvendo meninas é superior aos casos envolvendo meninos, isso significa que as mulheres estão em situação de maior vulnerabilidade”, lembra Marcela Lobo, juíza da 3ª Vara de Caxias.

A campanha Juventude Prevenida tem por objetivo esclarecer aos jovens sobre os seus direitos e deveres. A ideia é percorrer as escolas promovendo o diálogo e a conscientização sobre o papel de cada um deles na sociedade.

“Eu, enquanto jovem, me vejo na obrigação em comunicar com os jovens sobre a importância de a agente assumir nosso papel. Somos a favor do amor e da paz. Estamos aqui falando de assuntos que ajudam os jovens a se prevenir contra a violência, ao assédio, ao abuso, então eu estou me disponibilizando a invadir os municípios levando essa mensagem de rompimento com a violência para os jovens”, disse Valda Lino, cantora.

“Em função dos índices negativos que vem ocorrendo com os nossos jovens. São inúmeros jovens em situação de vulnerabilidade. Esse momento é de esclarecimento para que eles possam se reunir e desenvolver ideias para que sejam analisadas e possam virar leis, pra que a gente tenha uma sociedade mais justa”, afirma Arthur Quirino, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

As palestras que serão ministradas até o mês de setembro estão sendo chamadas de “Ciranda pela Vida das Juventudes”, que consiste em conversas com organizações juvenis.

“O objetivo é o enfrentamento às violências contra a juventude, então a gente faz a abertura dessa campanha. Serão realizadas Cirandas pela Vida das Juventudes. A gente vai pras escolas fazer um trabalho de discussão dos temas que mais estão atingindo a nossa juventude, como: suicídio, depressão, assédio sexual, dentre outros. A ideia é que toda a sociedade se envolva, desde a família, o governo, as escolas, e nós estamos, enquanto governo, iniciando a discussão, hoje o tema é a violência contra a mulher”, disse Kátia Braga, coordenadora municipal da juventude de Caxias.