As unidades básicas de saúde (UBS) abriram das 08h às 17h nesse sábado (04), dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, uma infecção viral que pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio da respiração. A vacina previne contra os tipos de vírus da gripe mais graves.

“A procura das pessoas pela vacina foi muito grande durante a semana, acredito que por isso as pessoas estão vindo menos no dia “D”. A vacina previne contra as formas greves da gripe. Não significa dizer que a pessoa que toma a vacina não vá gripar, ela é específica para os casos mais graves que levam as pessoas até mesmo a internações e até mesmo a óbitos”, explica Nyara Marques, coordenadora da UBS da Cohab.

Muitos pais levaram as crianças, os idosos também compareceram e outras pessoas que fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menor de 6 anos; gestantes (qualquer mês de gravidez); puérperas (mulheres com até 42 dias após o parto); idosos; portadores de doenças crônicas (diabetes, câncer, autismo, entre outros); professores; profissionais da saúde e policiais civis e militares, inclusive bombeiros

“É importante para evitar as doenças, se prevenir”, diz Antônio Teixeira, aposentado.

“A gente tá aproveitando o dia “D” de vacinação para atualizar a carteira de vacinação dela e também prevenir contra a gripe. Apesar de ser uma doença do dia a dia, na criança é mais forte e deixa a criança mole”, frisa Fernando Sampaio, pai da pequena Fernanda.

“É importante porque depois que eu comecei a tomar a gripe foi embora, então faz muita diferença. Você que ainda não veio tomar sua vacina vem logo”, disse Silvio Pereira, aposentado.

“Eu já até tomei, faz muita diferença, eu tinha umas gripes pesadas, mas depois que eu passei a tomar a vacina quase não tenho gripe”, confirma o aposentado Graciliano Borba.

Além da atualização de carteiras das crianças nas UBS, foi possível confeccionar novas carteiras de vacinação para quem não estava com o documento. Em Caxias, a expectativa é imunizar mais de 44 mil pessoas. Em todo o Brasil, serão mais de 59 milhões até o dia 31 de maio.

“O que nós estamos nos deparando é com as pessoas sem a carteira de vacina, nós estamos fazendo a carteira para as pessoas que não têm. A campanha continua até dia 31 de maio, quem ainda não se vacinou vá a uma UBS mais próxima de sua casa. O importante é vacinar e ficar imunizado”, afirma Elaine Irena, enfermeira da UBS do Mutirão.

Veja na reportagem: