Uma das danças típicas de Caxias, fundada pelo produtor cultural Raimundo Nonato (Pelé), celebrou 34 anos de existência. A dança representa a cultura local, demonstrando como vivem e como trabalham as pessoas que lidam diretamente com o trabalho do campo no Nordeste Brasileiro. As letras das músicas remontam o fazer dos trabalhadores, a exemplo: quebra do coco, pisar o arroz, dentre outras atividades.

Em Caxias, os eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Caxias sempre absorvem a diversidade da cultura local e valorizam tradições como a Dança do Lili, que representa a cidade de Caxias com primor.

“A dança do Lilia nasceu no dia 03 de maio de 1985. No dia 1º de maio, a gente criou uma programação pra mostrar a cultura do trabalhador da roça, aí da cultura do trabalhador da roça a gente festeja de 1º ao dia 06 de maio. É uma felicidade Caxias ter uma cultura pra poder representar, porque Caxias merece”, lembra Pelé, produtor cultural e idealizador da Dança do Lili.

Este ano as comemorações da Dança do Lili tiveram duração de 6 dias, passando por diversos bairros da cidade e fechando com chave de ouro, com apresentações na Feirinha da Gente, neste domingo (05), e na noite dessa segunda-feira (06) em frente ao Memorial da Balaiada. Atualmente a Dança do Lili é uma das manifestações culturais genuinamente caxienses que se torna uma referência cultural da cidade.

“A gente vai criando as letras e vai criando os passos. Cada ano a gente cria dois passos. Nós temos umas 15 músicas que as pessoas já conhecem”, afirma Pelé.

O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude de Caxias, Arthur Quirino, que celebrou seus 49 anos na Feirinha da Gente, confidenciou que Caxias tem como referência cultural o próprio Pelé e destacou que a administração do prefeito Fábio Gentil tem como orientação o incentivo a todas as manifestações culturais.

“Aqui em Caxias somos bem recebidos. A secretaria na qual trabalho é minha segunda casa, em especial meu amigo Pelé, que é minha referência cultural em Caxias. A Secretaria de Cultura tem sempre as portas abertas, essa é a orientação da administração do prefeito Fábio Gentil”, diz o secretário Arthur Quirino.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: