A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de balanças antropométricas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. A entrega aconteceu na própria Secretaria de Saúde e contou com a presença da gestora da pasta, Dr. Socorro Melo, e de Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Na oportunidade a secretária salientou a importância dos equipamentos básicos para o bom andamento dos trabalhos dos profissionais que fazem a saúde de nosso município.

“Estamos cumprindo mais um compromisso com esses profissionais, dando mais condições de trabalho, pois são eles que entram nas residências, repassando pra gente todo o acompanhamento em relação à saúde da família e nos ajudando a fazer uma saúde de melhor qualidade”, frisou a secretária.

O agente comunitário Antônio Carlos, da UBS Vila Arias, foi um dos profissionais que recebeu o novo instrumento de trabalho. “Isso representa valorização para nós, agentes de saúde que não medimos esforços para realizar um bom trabalho”, destacou.

De acordo com Elzimar Silva, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, a balança representa um avanço nas ações e no processo de acompanhamento e desenvolvimento das crianças.

“Nós somos 347 agentes comunitários de saúde, mais outros 41 que estão entrando, e que agora todos estão recebendo estas balanças que vão nos ajudar a fazer um trabalho melhor na nossa área de atuação e pensamos também no povo da zona rural, que tem muita dificuldade de levar o pessoal ao posto. Com ela e seguindo orientação do Bolsa Família, a gente verifica duas vezes ao ano o peso das pessoas que são acompanhadas pelas equipes. Quero agradecer aos agentes comunitários de saúde, ao nosso prefeito Fábio Gentil, a nossa gestão da secretária Drª Socorro Melo e demais coordenadores, por atender nossa reivindicação para podermos oferecer um trabalho de excelência para a comunidade”, disse o presidente do sindicato.

De acordo com Rubenilson Luna, esses equipamentos serão essenciais para os agentes. “Essa é uma importante ferramenta de trabalho dos ACS, adquiridos com recursos próprios da prefeitura. Ela vai auxiliar os profissionais durante o atendimento, no qual será possível fazer a avaliação do peso de crianças e gestantes e, com isso, podendo identificar sobrepeso ou desnutrição e, caso isso ocorra, o paciente é encaminhado para consulta nas UBS ou na rede hospitalar”, relatou o coordenador.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: