O Telessaúde é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que oferecem condições para promover a Teleassistência e Teleducação.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS), profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, dentistas, técnicos de saúde bucal, dentre outros, podem acionar o Telessaúde para tirar dúvidas sobre o serviço especializado antes de encaminhar o paciente. Até o momento, 22 UBS da zona urbana de Caxias contam com a ferramenta, que possibilita o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da Atenção Básica no SUS, integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial.

A coordenadora do Telessaúde em Caxias, Juliana Vidigal, lembrou que o município vem se destacando no estado do Maranhão com a participação dos profissionais cadastrados utilizando o programa. “O município de Caxias conta com essa ferramenta na Atenção Básica, melhorando a qualidade no atendimento, com resultados positivos na resolutividade do nível primário de atenção. No último mês de abril nós ficamos em primeiro lugar, com destaque para a UBS Cangalheiro, que teve 100% da participação dos profissionais”, explicou a coordenadora.

A enfermeira da UBS do Cangalheiro Júlia Cunha relatou que está muito feliz pela conquista com a primeira colocação da UBS em teleconsultoria, por ser o Telessaúde uma ferramenta que busca melhorar a qualidade do atendimento através da tecnologia, evitando as filas de espera no serviço especializado.

“No Telessaúde são vários especialistas que atuam em diversas áreas, então facilita nossas solicitações e ajuda a esclarecer dúvidas, não havendo a necessidade de encaminhar os pacientes para os serviços especializados. Com isso as filas de espera tendem a diminuir”, explicou a enfermeira.

Julia Cunha lembra ainda que se trata de um serviço de fácil acesso, sendo assim, vem conscientizando a sua equipe sobre a importância do uso desta ferramenta e de como pode estar ajudando aos profissionais e aos pacientes. “Destaco aqui o reconhecimento da coordenadora do Telessaúde em Caxias Juliana Vidigal frente aos nossos profissionais”, concluiu.

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes foi instituído por meio da Portaria do Ministério da Saúde nº 35 de janeiro de 2007 e redefinido e ampliado por meio da Portaria MS nº 2.546, publicada no dia 27 de outubro 2011. É coordenado pelas Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS).

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