Caxias sediou no Memorial da Balaiada, no Morro do Alecrim, nessa segunda-feira (06) a reunião que tratou sobre o Remapeamento Turístico do Polo Cocais, que é composto por 7 municípios da região: São João do Sóter, Igarapé Grande, Codó, Timon, Coelho Neto e Pedreiras.  A reunião serviu para que os municípios apresentem os documentos obrigatórios a fim de que continuem no mapa do turismo brasileiro.

“Essa reunião foi fechada com os gestores de turismo para que eles pudessem nos apresentar os documentos, que, dentre eles, tem o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que constitui o CADASTUR”, explica Maria da Glória Pinto, Superintendente de Infraestrutura e Regionalização (SETUR).

“Para nós é importante esse tipo de planejamento, principalmente dentro do que nós buscamos, dentro do aspecto de investimentos. O turismo em Caxias está latente hoje, onde praticamente temos ações todos os meses, divulgando e mostrando nossa cidade, como: Cidade Sacra, Natal Iluminado, São João, Carnaval, Parque Balneário Veneza, Inhamum, Mirante da Balaiada, dentre outros. Na verdade, estamos nos preparando para receber cada vez mais turistas em nossa cidade”, afirma Arthur Quirino, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

O Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que recebe o nome de CADASTUR está vinculado ao Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, permitindo o acesso a dados sobre prestadores de serviços turísticos cadastrados.

“É obrigatório o cadastro de hotéis, casas de eventos, transportadores, guias de turismo, dentre outros, além dos cadastros que são complementares, que são restaurantes, bares, dentre outros. Isso é importante para o desenvolvimento do turismo da região”, reforça Maria da Glória Pinto.

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão está realizando o cadastro em todo o estado com base em categorização, ou seja, considerando os estabelecimentos que tenham trabalhadores com empregos formais. A formalização dos trabalhadores dentro dos estabelecimentos ligados ao turismo em cada município que está mapeado dentro do polo turístico eleva o nível do município perante aos órgãos oficiais, o que facilita a destinação de recursos.

“Hoje o mapa do turismo brasileiro é o principal veículo para que o município tenha verbas disponibilizadas tanto do Sistema de Convênios, quanto de Emendas Parlamentares. Se estiver no mapa, a possibilidade de o município receber recursos é de 90%. Se não tiver no mapa, a possibilidade é de 10%”, lembra a superintendente.

Atualmente 53 municípios do Maranhão possuem o cadastro e só entram no mapa os municípios com atrativos religiosos, históricos, naturais, dentre outros, para que possa ser considerado turístico. O prazo final para os gestores municipais enviarem a documentação pendente será o dia 15 de junho de 2019 no Maranhão.

Palavras chaves: