A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) continua intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti no município. Após a realização do controle químico, por meio de ações da instituição e da Secretaria de Estado da Saúde, nas localidades que tiveram maior índice de infestação pelo mosquito, estão sendo realizadas ações educativas em saúde.

As atividades educativas serão feitas pelo Núcleo de Educação em Saúde (NES), sendo contemplados, primeiramente, os equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Nesta quarta-feira (08) foi realizada a abertura das ações no Centro de Convivência Irmã Clara, no bairro Vila São José, com a presença da coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Kiara Braga, os assistidos do equipamento e alunos da U. E. M. São José.

“Iniciamos as atividades no bairro Vila São José por ter tido o maior índice de infestação pelo Aedes de todo o município, com 34,8%, sendo que o Ministério da Saúde preconiza que seja menor que 1%. É primordial que a comunidade saiba que o controle químico atinge o vetor apenas em sua fase adulta, por isso devem continuar com as medidas preventivas, impedindo assim o surgimento de potenciais criadouros e, consequentemente, de mosquitos”, afirma Maryanne Morais, chefe de setor do NES.

Na ocasião foram realizadas rodas de conversa, dinâmicas, paródias e apresentações lúdicas ao público-alvo. É importante que haja a sensibilização da população quanto à realização de práticas preventivas em seu dia-a-dia, pois essa é a forma mais eficaz de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,