No pódio, as crianças e adolescentes mostram os resultados. Foram 5 medalhas de ouro e 2 de bronze, após competirem com mais de 300 atletas. A competição Open Nordeste de Taekwondo ocorreu nos dias 4 e 5 de maio em Fortaleza, no Ceará, e Caxias foi um dos destaques no nordeste.

“Esse é o primeiro campeonato que participamos no ano, mas este ano temos ainda outras competições importantes: os jogos escolares, os jogos maranhenses e a Copa do Brasil em novembro. E nossa participação em Fortaleza foi excepcional. Nós éramos a menor equipe entre as 9 delegações de estados e  a gente conseguiu esse êxito de 5 medalhas de ouro e 2 de bonze e conseguimos pontuar no ranking da CBTKD”, explica Antônio Costa, professor de Taekwondo.

Os 40 alunos da Academia LC voltaram com mais vontade para treinar e se dedicar ao esporte após o bom desempenho, com apenas 1 ano de funcionamento em Caxias. O sucesso na competição rendeu até pontuação no ranking da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

“Esse foi o primeiro esporte que foi pra frente e já pratiquei muitos esportes, mas este evoluiu muito. Eu agradeço muito ao meu professor, a Deus, a meus pais por me apoiar, e ao professor por reconhecer minha potência, minha força”, disse emocionada Flávia Oliveira dos Santos, estudante da Escola Odolfo Medeiros.

“Pra mim foi muito emocionante, é a primeira vez, lá todos já tinham alguma experiência e isso foi muito bom pra que possa me aperfeiçoar. A gente vem com mais estímulo para treinar cada vez mais pra conseguir mais resultado”, frisa Raiane Pereira, estudante do Instituto Maciel.

“Experiência muito boa e estou feliz com o meu resultado. Fui medalha de ouro, foram seis lutas muito difíceis, mas a cada luta, a gente aprendia uma coisa nova. Dá muito orgulho a gente se destacar”, acredita Alex Samuel, estudante da Escola Thales Ribeiro.

“Foi uma experiência muito boa. Acredito que nas próximas vezes teremos mais calma na hora da luta. Minha categoria é cadete e graças a Deus consegui o ouro lá”, lembra Carlos Gabriel, estudante da Escola Coelho Neto

O prefeito de Caxias Fabio Gentil e a primeira-dama Letícia Gentil, que já prestam auxílio à academia, visitaram o projeto na Avenida Central, na companhia do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino, e reforçaram uma maior presença do município no apoio à modalidade esportiva.

“A Prefeitura está comprometida em fazer uma cidade que valoriza as pessoas. A demonstração é exatamente esta, o prefeito conheceu de perto o projeto e temos certeza que mais atletas vão representar Caxias em outros campeonatos. Caxias merece essa valorização”, disse o secretário Arthur Quirino.

“O esporte é de suma importância para a nossa cidade e principalmente para estes jovens. É um prazer imenso estar ajudando e estar levando eles a outros estados e, por consequência, eles estão trazendo títulos para a nossa cidade. Cabe a nós incentivar e isso a gente faz com prazer”, destaca Letícia Gentil, primeira-dama.

“Eles estiveram na cidade de Fortaleza e 7 atletas tiveram um ótimo resultado. Eles estiveram representando a nossa cidade e o nosso estado. Este esporte dá uma educação diferenciada, o compromisso, resgata a autoestima desses jovens. O município vem aqui conhecer e valorizar, como temos feito a todos os esportes. Então, vir pra cá e conhecê-lo é a demonstração de que o município vai estar mais presente na vida de cada um deles”, garantiu Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“É uma satisfação muito grande receber o gestor aqui no nosso projeto, estar tendo esse reconhecimento, e o trabalho está sendo executado, nós estamos mostrando que é possível chegar em qualquer lugar do Brasil, seja em qualquer modalidade. Tem pessoas que acreditam no sonho que a gente acredita. Mas graças a Deus estamos tendo esse reconhecimento e com certeza vamos melhorar cada vez mais”, reforça Antônio Costa, professor de Taekwondo.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,