A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), representada pelo seu coordenador Eliel dos Santos e pelo enfermeiro Tarciso Marinelli, está participando de 15 a 18 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, da Oficina de Trabalho “Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: Na Busca da Qualificação e da Integralidade no Cuidado”.

No evento organizado pelo Ministério da Saúde, o CEREST Caxias apresentou suas experiências na atenção básica com o projeto “Movimente-se com o CEREST”. Da região nordeste, estão participando os estados da Bahia e Maranhão. O CEREST Caxias foi o único centro de referência em saúde do trabalhador do Maranhão a desenvolver a atividade.

O enfermeiro do CEREST, Tarciso Marinelli, destacou que “é uma grande oportunidade essa troca de experiência entre os estados, é gratificante e faz com que nos empenhemos mais ainda na realização do nosso trabalho, ressaltando ainda que o CEREST Caxias do Maranhão está entre os oito trabalhos escolhidos, a serem apresentados nesta oficina de saúde do trabalhador, e isso mostra os resultados dos trabalhos que vêm sendo realizados no nosso município”.

O coordenador do CEREST Caxias, Eliel dos Santos, falou que a saúde do trabalhador de Caxias vem alcançando grandes conquistas com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvendo os protocolos de saúde do trabalhador, reorganizando a rede de atenção, incluindo os protocolos ministeriais nos fluxos de atendimento. Isso tem feito com que a equipe do CEREST tenha desenvolvido vários trabalhos em equipe no intuito de levar estratégia de prevenção e promoção de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da região de atendimento que abrange 48 municípios.

“E uma grande oportunidade sermos convidados pelo Ministério da Saúde, sendo o único município do Maranhão e um dos poucos do Nordeste. É experiência exitosa participar desta oficina de trabalho que trata da saúde do trabalhador na atenção primária, é uma honra em nome da gestão do prefeito Fábio Gentil e da equipe do CEREST. É a sensação de dever cumprido com esse reconhecimento do CEREST Caxias, Secretaria de Saúde, e do prefeito Fabio Gentil”, destacou o coordenador.

O objetivo da oficina é trabalhar e definir estratégias para fortalecimento da implementação do modelo de atenção integral em saúde do trabalhador, na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, sendo que durante o evento estão sendo apresentadas as experiências exitosas sistematizadas.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,