A culminância do projeto Semana da Família na Escola ocorreu na última sexta-feira (17), no auditório da U.E.M. Ruy Soares Frazão, no bairro Refinaria. A Semana da Família foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) por meio do projeto Plantão Social.

O objetivo do projeto foi promover o fortalecimento de vínculos entre família e escola através de ações que propiciem o entendimento prático sobre a educação como um todo. O evento também marcou o encerramento da Semana da Família na Escola e teve a participação da idealizadora do Projeto Plantão Social e que na ocasião representou ainda o executivo municipal, Profª. Msc. Ana Célia Damasceno, além do representante do legislativo municipal, vereador Sargento Moisés. Compareceram ainda gestores, professores, pais e alunos. A professora Eliane Campos falou sobre a importância do projeto.

“É importante a presença da Juíza Marcela Lobo, pois essa explanação dela sobre exploração sexual vem corroborar com a prevenção e orientação para que as crianças e adolescentes se sensibilizem com o assunto e denuncie se preciso for”, destacou a professora.

“Essa participação efetiva da família na escola favorece o aprendizado do aluno, com o acompanhamento das assistentes sociais do Projeto do Plantão Social é de suma importância porque beneficia as escolas da rede municipal, a princípio da Zona Urbana, e a secretária de Educação está de parabéns por apoiar projeto como esse, que deverá se transformar em programa. Essa palestra da doutora Marcela Lobo vem orientar os alunos sobre abuso, seja dentro da família ou fora, é um momento de grande proveito”, ressalta o vereador Sargento Moisés.

A secretária Ana Célia Damasceno falou da satisfação em poder desenvolver este projeto por meio da SEMECT.

“Eu fico particularmente gratificada por ver a coordenação do Projeto Plantão Social, que é coordenada por Francisca Valéria Lima, pelo desenvolvimento desse projeto dentro das escolas, dos benefícios obtidos, e saber que estamos evoluindo a cada dia. Hoje é um momento importante com essa culminância, e essa palestra com a doutora Marcela Lobo vem consumar  a intenção do projeto que é dar suporte à família de alunos e solidificar o seu interesse pela educação e saber o que é abuso sexual e quando isso acontece, e tudo isso vem com o apoio do prefeito, que tem amor pela educação”, destacou a secretária.

A juíza da 3º Vara Criminal, Drª Marcela Lobo, ministrou uma palestra sobre o Abuso Sexual e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Esse mês de maio é voltado para o combate ao abuso sexual da criança e do adolescente, e precisamos fazer com que os alunos possam percebem quando estão sendo assediados, abusados, e a partir de qualquer ofensa à dignidade sexual o aluno possa denunciar, e se trabalharmos bem e melhor vamos fazer com que nossas crianças, através da informação e denúncia, possam ser cada vez mais protegidas”, explicou a juíza.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,