O Programa Saúde na Escola (PSE), que é desenvolvido no município de Caxias por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de saúde e educação, esteve na escola Colégio Militar 2 de Julho Déborah Pereira, no Bairro Volta Redonda, onde levou mais uma etapa da vacinação contra o vírus HPV, que previne meninos e meninas contra doenças sexualmente transmissíveis.

“A gente sabe que a vida sexual é precoce, então é melhor imunizar. A escola dispõe de assistente social para que a gente possa estar orientando as crianças quanto aos riscos da iniciação da vida sexual antes da hora”, frisa Fabiana Campelo, enfermeira do Colégio Militar 2 de Julho.

Aproximadamente 500 estudantes do colégio foram vacinados na faixa etária de 9 a 14 anos, do 6º ao 9º ano. O trabalho contou com o auxílio de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição particular.

“A gente tem a prática em laboratório, mas a gente praticando isso é muito bom, pois a gente vai pegando habilidade. A gente dá uma palestra, fala sobre a doença e a importância e, posteriormente, a gente aplica a vacina”, diz Simone Costa, estudante do 7º período de enfermagem da UNIFACEMA.

O Colégio Militar 2 de Julho é apenas uma das escolas que está recebendo a vacinação contra o Vírus HPV. A proposta do Programa Saúde na Escola é levar a vacinação para as 92 unidades de ensino onde o PSE é desenvolvido no município.

“Hoje estamos imunizando os alunos. Nós estamos fazendo uma parceria com a coordenação epidemiológica. O nosso programa prioriza a carteira de vacina em dia e o HPV é um dos critérios a serem cumpridos para que a gente imunize os estudantes. A gente tratando nesta faixa etária dos alunos que começam a vida sexual muito cedo, a gente está prevenindo ou retardando um Câncer do Colo do Útero ou uma doença sexualmente transmissível pelos meninos e meninas”, explicou Amanda Serejo, coordenadora do PSE/Saúde.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: , ,