O Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regional Caxias ofereceu nesta quarta-feira (22) uma capacitação sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que foi ofertada a mais de 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam na zona rural de Caxias.

A diretora do SAMU, Rita Paz, deu as boas-vindas aos agentes, apresentou a equipe técnica, reforçou a importância dos conhecimentos que iam adquirir, além da importância dessa forte parceria e aproximação com estes profissionais de saúde, que diariamente estão nas residências junto às famílias da zona rural.

“Aqui eles estão acessando noções básicas, porém importantes, sobre o atendimento pré-hospitalar, são técnicas necessárias que ajudam a salvar vidas enquanto o SAMU chega até o local do atendimento. Nós tivemos um primeiro momento com os Agentes Comunitários de Saúde da zona urbana e agora estamos estreitando os laços entre os profissionais e comunidade da zona rural, e o SAMU”, completou a diretora.

Na oportunidade, uma equipe da Vigilância Epidemiológica de Caxias estava vacinando os ACS no local do treinamento.  A ACS do povoado Nazaré do Bruno, Rosilene dos Santos, foi imunizada e participou da capacitação. “Esse treinamento vai colaborar muito com os conhecimentos, essa parceria veio em boa hora, nós só temos a agradecer esses conhecimentos que vamos levar até a nossa comunidade”, disse.