A Campanha pelo Maio Laranja alertou sobre a importância do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a entrega de folders aos profissionais e ao público da Feirinha da Gente nesse domingo (26).

“Nós estamos aqui na Feirinha para falar ao público que frequenta sobre os cuidados que devemos ter com nossas crianças, caso alguém saiba de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie que é crime”, lembrou Andrea Damasceno, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“Eu assisto muita televisão e a gente vê muito esses casos de crianças que são violentadas. O importante é a gente saber se é verdade e denunciar”, disse dona Maria Oneide, aposentada.

A Feirinha também teve cuidados com a saúde, venda de produtos da agricultura familiar, culinária e artesanato. Os profissionais da Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais (Advirc) divulgaram a Semana da Deficiência Visual. No próximo dia 01 de junho será realizado numa universidade particular da cidade o II Colóquio da Advirc.

“O nosso objetivo é conscientizar a cidade de Caxias, é levar à cidade o nosso trabalho da Advirc, situada na Rua Rio Branco. Nós trabalhamos com pessoas cegas e baixa visão, e essa semana a gente está comemorando o aniversário da Advirc, são 11 anos, e estamos realizando atividades até o dia 01 de junho, finalizando com a realização do Colóquio na Unifacema”, destaca Vilândia Nunes, professora de Braille da Advirc.

Um grupo de visitantes de 48 pessoas de uma escola de Timon veio a Caxias conhecer a história da “Princesa do Sertão” e a Feirinha da Gente foi um dos locais. A cidade está voltando ao roteiro turístico de grande parte dos próprios maranhenses e pessoas de estados vizinhos, que vêm à “Princesa do Sertão” conhecer as belezas naturais e as riquezas culturais.

“A cidade é vista com muito encantamento, nós estamos há 48 horas visitando a cidade e gostamos muito. A cidade é uma princesinha mesmo, linda”, destaca Angelina Costa, gestora da escola.

“Na viagem a professora disse que a gente ia ter conhecimento sobre Caxias. Mas quando eu cheguei aqui, no meu primeiro dia eu percebi que a cultura daqui é muito grande. Aqui vocês apresentam vários poetas, muitas histórias e a cidade é muito próspera porque as pessoas daqui gostam de preservar a história, eles não gostam de destruir as estruturas”, disse Francisco Uerter, estudante.

“Eles nos procuraram e estamos fazendo turismo pela cidade. Visitamos o Memorial, as praças, as igrejas e falamos do cotidiano caxiense. Nós falamos também sobre o sentimento de pertencimento do caxiense, para que eles como timonenses possam ver em sua cidade algo de diferencial, e isso eu vejo como uma coisa muito boa”, destacou Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

 

Palavras chaves: ,