CULTURA – Feirinha da Gente recebe ensaio de Bumba Boi e projetos sociais
O programa Arte Música da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres se apresentou neste domingo na Feirinha da Gente. Desenvolvido no bairro Seriema e na COHAB, mais de 400 crianças são assistidas. A Feirinha também abriu passagem ao Carimbó Flor Encantado.
“Eu gosto do Balé porque é uma arte que ajuda a todas as crianças, trabalha a arte e o teatro”, disse Fátima Betânia, aluna do Programa Arte Música.
“Todo sábado este projeto da Secretaria da Mulher acontece. Nós temos 10 turmas começando às 08h da manhã e terminando às 18h. Nós temos balé pra crianças, mas também para pessoas até 21 anos, além de balé só para as mães”, reforça Nando Santos, coreógrafo do Programa Arte Música.
“Nós temos um atendimento às nossas crianças a partir dos 3 anos de idade. Mas também temos adolescentes até os 16 anos. Neste mês de maio estamos homenageando as mulheres. Quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil por esse programa que nos dá a possibilidade de desenvolver este programa, em dois polos, um no Centro São Francisco de Assis e outro no Espaço Cultural da Cohab”, explica Aureamélia Soares, secretária de Políticas para as Mulheres
O professor Antônio Magno vende trufas e agora também leva à Feirinha miniaturas da principal cultura do estado, o Bumba Boi.
“A Feirinha é esse local onde você pode expandir os seus negócios, vender suas novidades, e mostra que a nossa cidade tem pessoas guerreiras e tem alternativas. Nós fazemos esses bois de buriti, nós vendemos mais em São Luís do que em Caxias, mas aqui a aceitação está acontecendo”, disse Antônio Magno.
Falando em Bumba Boi, o “Boi Encanto de Caxias” fez um ensaio público, celebrando os seus 23 anos de existência e mostrando um pouco da preparação para o São João 2019.
“Nós fomos pioneiros em Caxias! Nós começamos no bairro Cohab e, como eu sou da Baixada Maranhense, São Bento, eu fui trazendo pra cá algumas novidades e hoje temos este Bumba Boi aqui. Hoje temos 23 anos na cidade de Caxias e precisamos valorizar ainda mais”, frisa Maria da Paz “Paizinha”, fundadora do “Boi Encanto de Caxias”.
Veja mais fotos: