A Secretaria Adjunta de Transportes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) foi convidada nesta terça-feira (28) para participar de um encontro no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Caxias. O evento teve por objetivo a apresentação de um projeto de semáforo interativo a ser implantado em frente às escolas da cidade.

A demonstração do projeto, finalizado em forma de maquete, foi realizada pelos alunos do Centro de Educação Científica (CEC) do IEMA ao secretário adjunto de Transportes, Alberto Simão e representantes do Detran-MA. “Eu fiquei muito encantado com o que vi e pretendo levar esse projeto ao prefeito para que a gente possa implantar em Caxias. A princípio, vamos começar pelas escolas e depois, se der certo, porque não expandir para outros locais?”, destacou Alberto Simão.

O semáforo interativo é composto por cinco lâmpadas (duas verdes, duas vermelhas e uma amarela), um semáforo convencional com as três cores (vermelho, amarelo e verde) para veículos e um semáforo para o pedestre com as cores vermelho e verde. Sempre que o pedestre solicitar a passagem na via por meio de um botão, essas cores irão se alternar, fazendo o trânsito fluir com mais segurança.

“Esse projeto surgiu a partir de uma problematização que existe em frente às escolas, que é o trânsito. Como também estamos no mês de conscientização sobre o trânsito seguro, queremos aqui deixar nossa contribuição com esse projeto que, se implantado, vai diminuir e muito a quantidade de acidentes em frente às escolas”, esclarece o professor e um dos idealizadores do projeto, Diego Assunção.

Além deste encontro, a Secretaria Adjunta de Transportes também participou neste mês da abertura do Maio Amarelo, que ocorreu na Praça da Pantheon, e vem realizando rotineiramente blitze educativas pela cidade. O Maio Amarelo tem como tema este ano “Trânsito, o sentido é a vida”.

Palavras chaves: ,