O município de Caxias esteve representado na 10ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão, que ocorreu em São Luís. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde e realizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A conferência é de grande importância, uma vez que são abordados e discutidos os princípios que são fundamentais para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este ano o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, discutido nos eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

O objetivo principal da conferência é mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade maranhense acerca da saúde como direito e em defesa do SUS.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caxias, César Furtado, após os debates, os grupos de trabalho foram divididos por eixo e foram escolhidas as melhores propostas a serem debatidas na Conferência Nacional de Saúde. “A delegação de Caxias cumpriu o seu papel, participando da votação das melhores propostas. No final, foram eleitos quatro delegados dentro da nossa regional, os quais vão analisar e formar estratégias para defender em Brasília”, relatou o presidente.

Os resultados da conferência serão levados para discussão na Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá no mês de agosto, em Brasília.

Delegados eleitos titulares para a Conferência Nacional:

– César Furtado;

– Natanael Leite Santos;

– Maria de Fátima Pereira Silva Mota;

– Valdik Lopes da Silva (Coelho Neto).

Delegados eleitos suplentes para a Conferência Nacional:

– Edilson Ferreira;

– Luzia de Maria Ferreira;

– Iracely de Vasconcelos Cruz (Coelho Neto).