A solenidade de apresentação dos 30 profissionais que vão participar do Curso de Formação da Guarda Municipal foi no 2º Batalhão de Polícia Militar em Caxias. Os 30 aprovados no Concurso Público irão assumir suas funções logo que finalizar o curso. Durante o Curso de Formação os 30 aprovados no Concurso Público vão receber uma bolsa de estudos.

“Vamos aproveitar o momento, que vocês consigam aproveitar todos os conhecimentos que serão repassados para cada um de vocês para que todos estejam preparados e possam trabalhar em prol da nossa população”, disse a Inspetora Roseane, Comandante da Guarda Municipal de Caxias.

“A Guarda Municipal tem um efetivo de 100 homens e com certeza pode fazer muito mais pela população de Caxias. Vamos iniciar o Curso de Formação, e nós queremos que o mais breve possível os senhores possam estar na Guarda Municipal, depois do curso de formação”, disse o Sargento Mesquita, secretário Municipal de Segurança do Município.

Ao todo 52 pessoas vão participar do Curso de Formação, no entanto, aqueles que se dispuseram a participar, além dos 30 já pré-estabelecidos, não serão chamados a princípio, mas estão participando de livre e espontânea vontade, apenas como ouvintes. Todos eles vão assinar um termo indicando a condição de ouvintes.

O Concurso Público da Prefeitura de Caxias ofereceu 30 vagas aos profissionais da Guarda Municipal. Os que estão participando na condição de ouvintes que estão classificados no Concurso estão na expectativa de alguma desistência ou da necessidade do poder público em contratar mais profissionais.

“Nós estamos fazendo essa parceria com a Polícia Militar para que eles possam fazer a formação. Nós flexibilizamos para que vocês participassem como ouvintes. Quero dizer também que a Guarda Municipal tem um Plano de Cargos e Salários definido e foi uma conquista da nossa gestão”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A Guarda Municipal completa 18 anos de existência em 2019, conta atualmente com 100 guardas e funciona ao lado do Terminal Rodoviário Nachor Carvalho, no Bairro Volta Redonda.

CURSO DE FORMAÇÃO

O Curso de Formação compreende duas fases, sendo uma teórica e outra prática com duração de 3 meses. A Secretaria Municipal de Segurança definiu em comum acordo com a Polícia Militar que vai ministrar o curso, que no dia 24 de junho acontece a aula inaugural.

Os pretendentes à Guarda Municipal receberam uma cartilha com as normas regulamentadoras do curso de formação específica da Guarda Municipal de Caxias (MA), que deve ter duração de 560 horas. No documento estão previstos os direitos e deveres dos profissionais.

“Hoje estou com 5 anos de reserva e estou aprendendo a ser civil. Nós temos alguns cursos fora e temos doutorado em Segurança Pública. Me sinto honrado em ajudá-los e também ser ajudado. Nós vamos trabalhar dentro de uma grade curricular padrão no Brasil que é feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)”, afirmou Inaldo Belém, Instrutor do Curso.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: