A Secretária Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Profª Msc. Ana Célia Damasceno, recebeu a comitiva do Conselho Estadual de Educação na última quarta-feira (12), na SEMECT, e depois seguiram para visita à U.I.M. Paulo Marinho, onde conheceram os projetos, conversaram com alunos e professores e conheceram os trabalhos dos alunos relacionados à compostagem, plantio de mudas, economia de água e preservação de rios e lagos do município de Caxias. Depois, a comitiva seguiu para a Universidade Estadual do Maranhão, onde conversaram com a direção do Centro de Estudos Superiores de Caxias, Jordânia Pessoa, que recepcionou a todos.

A comitiva veio com programação estabelecida e pelo Projeto Conselho Itinerante, que busca perceber as ações vividas nas escolas, como os professores estão vivenciando as demandas educacionais e as possibilidades de melhorias.

Na visita, os membros dos conselhos formaram uma roda de conversa com professores, secretária municipal, diretores, coordenadores e funcionários para debateram sobre assuntos referentes ao meio ambiente, educação, literatura e suas vertentes.

A comitiva se encantou com os trabalhos dos alunos que estavam em exposição e suas apresentações, como a da aluna Maria Cecília, de 7 anos, que falou sobre seu trabalho. “Ele mostra um rio poluído demonstrado na maquete, deu muito trabalho, mas eu e minha equipe gostamos do resultado”, disse Cecília.

O aluno Wanderson Rodrigues, de 11 anos, relatou sobre sua pesquisa.

“Nós estamos apresentando um trabalho sobre as águas cinzas, mostrando que dá para reutilizar, para aguar as plantas, para lavar banheiros e calçadas. Porque assim conseguiremos preservar a natureza”, explicou Wanderson.

Segundo Socorro Carneiro, presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, são muitos os benefícios de um encontro como esse. “O objetivo do Projeto Conselho Itinerante é fortalecer o diálogo com a comunidade educativa local e nós estamos aqui com esse propósito, além de interiorizar e dinamizar as nossas ações políticas administrativas. Em relação às  experiências vividas por esses alunos, quero dizer que estamos maravilhados e fortalecidos, e dizer que é viável desenvolver uma educação ambiental no sentido de desenvolver trabalhos importante como esses”, explanou a presidente.

A secretária municipal de Educação ressaltou como Caxias conseguiu se destacar no cenário de políticas ambientais no estado do Maranhão.

“Caxias vivencia hoje uma preocupação peculiar no que tange ao desenvolvimento educacional no aspecto da preservação ambiental. Nós criamos um setor chamado AMEA, que é uma Assessoria Municipal de Educação Ambiental, em que Juarez Júnior, Ivania, Gorete e Suely fazem um trabalho com as COM VIDAS, que têm sido destaque em todo o Brasil. O prefeito Fábio Gentil nos pediu um desenvolvimento nessa área e assim nós fizemos, e os resultados são os melhores” disse a secretária.

Esteve presente na visita à escola o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior, que falou da felicidade daquele momento.

“Estou muito feliz em estar participando por vários motivos, saber que os alunos de Caxias desempenham trabalhos tão bonitos e valoroso. O Projeto Conselho Itinerante vem como uma forma de transformar vidas, principalmente do alunado, pois essa análise é baseada em um apanhado de idéias que fortalecem a educação, por causa da somatória de informações, que podem ser inseridas como conhecimento”, relatou o vice-prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,