Integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram nesta terça-feira (25) da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do SAAE Caxias que está sendo realizada na sede administrativa da Autarquia até sexta-feira (28).

Os profissionais do SAMU apresentaram técnicas de primeiros socorros para prevenir acidentes domésticos, como engasgo em crianças de várias idades e socorro em casos de paradas cardiorrespiratórias.

A Diretora do SAMU Caxias, Rita Paz, parabenizou a equipe do SAAE pela iniciativa e agradeceu o convite.

“Agradecemos o convite e é muito bom compartilhar dos nossos conhecimentos com o SAAE Caxias. Nós trouxemos noções de primeiros socorros, algumas técnicas sobre o atendimento pré-hospitalar, ou seja, compartilhamos conhecimentos essenciais que podem ajudar a salvar vidas não somente no trabalho, mas também na família e na comunidade. E por meio deles, esse conhecimento será praticado e compartilhado”, ressaltou.

O colaborador do SAAE Caxias, Romualdo da Conceição, participou atentamente do treinamento do SAMU. “Eu ressaltei durante o treinamento que toda informação é válida e um dia será útil. Foi o que aconteceu comigo uma vez quando cheguei em casa e minha filha bebê estava engasgada, e minha esposa nervosa sacudia a criança sem saber o que fazer. Eu peguei a bebê e fiz os procedimentos que eu aprendi durante uma palestra da SIPAT. Se eu não soubesse, ela poderia ter morrido. E depois de hoje, estou mais seguro dessas técnicas”, elogiou.

A SIPAT é uma atividade regulamentada pela legislação de Segurança de Trabalho, a norma nº 5, que determina a realização anual da atividade que tem como o objetivo principal conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

“A gente só tem a agradecer o SAAE Caxias e a equipe do SAMU pela atividade de hoje, uma temática tão importante para a nossa vida e da nossa família. Estamos aqui, durante esta semana, aprendendo e adquirindo novos conhecimentos, mais uma ação da empresa que investe nos seus colaboradores”, afirmou o colaborador Rivaldo Marques.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: , ,