O lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste foi no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Codó, para os municípios do Território dos Cocais: Caxias, Coroatá, Codó e Timbiras. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e uma comitiva de secretários municipais estiveram presentes. Ao todo, 135 agricultores serão financiados na cadeira produtiva da avicultura, com a criação de Frangos Caipira, Caipirão de Corte e Postura. O Programa tem o apoio de diversas instituições, dentre elas a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que vai apoiar 35 produtores. O Governo do Estado foi representado pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Júnior.

“Impulsiona no sentido de fornecer crédito aos nossos agricultores, uma vez que a secretaria já vem trabalhando a cadeia da Avicultura com a produção de ovos caipira. Então, esse Programa vem incrementar o nosso projeto”, lembra Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

“Esse projeto tem tudo para ser bem desenvolvido e trazer renda para os nossos agricultores e criadores do nosso município”, reforça Leonardo Melo, coordenador do Comitê Gestor de Caxias.

“É esperança, porque a gente já vem trabalhando, então eu acho que é uma esperança a mais para a agricultura saber que tem gente apoiando essa iniciativa”, destaca Chaguinha, agricultora.

“Nós queremos parabenizar o Banco do Nordeste por esta iniciativa. Cada vez mais o Maranhão precisa apoiar o pequeno agricultor porque é ele quem coloca a comida na nossa mesa. O governo é um apoiador dessas iniciativas que visam o desenvolvimento do Maranhão. Parabenizo ao banco pelos investimentos feitos no estado”, disse Simplício Júnior, secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia.

O PRODETER será desenvolvido em 19 etapas até 2022. O Banco do Nordeste vai disponibilizar linhas de crédito facilitadas, assistência técnica gratuita e a garantia de que a produção será adquirida pelos parceiros neste projeto piloto.

“É através da Avicultura que Caxias, Codó e Região vão produzir o franco que será levado ao abatedor que está sendo construído em Coroatá. Então, a gente pode buscar um grande investimento”, frisa Francisco Nagib, prefeito de Codó.

“Quando se trata de ver o mercado, comercialização, formalização do negócio, é o SEBRAE quem ajuda a esses produtores a entrarem no pequeno negócio. O PRODETER foi um programa inteligente porque ele é focado nas cadeias produtivas e, com isso, transforma esses trabalhadores em potenciais para o futuro”, acredita Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Maranhão.

“Cada produtor selecionado vai passar por um processo de capacitação, dia de campo, processo tecnológico. Eles vão conhecer e absorver conhecimentos técnicos e vão entrar no mercado de trabalho com a capacidade de competir, bem maior do que a que eles têm hoje”, lembra Thiago Henrique, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

“É um programa que visa incentivar a cadeira da Avicultura em cada região do estado, como foi em Colinas, a cadeia da Apicultura. Então, aqui na região será a Avicultura”, destaca Roseno Júnior, diretor de negócios do Banco do Nordeste.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou que, além da assistência técnica que vai fornecer, a Prefeitura de Caxias também está criando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal, que vai comprar a produção dos agricultores de Caxias.

“Nós estamos dando uma demonstração de apoio para todos aqueles que precisam, e o Banco do Nordeste tem sido parceiro sim, mas é preciso que a gente busque esses recursos, e a Avicultura hoje é um caminho para que os produtores trabalhem e a gente possa adquirir. Nós vamos criar o PAA municipal para comprar dos nossos produtores toda a produção. Essa é mais uma forma de apoiar a nossa agricultura”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: