A Secretaria Adjunta de Urbanismo, junto com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou na tarde desta segunda-feira (1) a abertura do Programa Mulher que Constrói, que tem por objetivo inserir as mulheres neste mercado da construção civil. A parceria também vai oferecer às praças da cidade um novo cenário.

“Esta primeira etapa começa hoje e, na próxima semana, será adaptado ao mosaico e logradouros públicos. A nossa artesã do curso de mosaico vai estar abrilhantando essa parceria com a SINFRA. Nesse primeiro momento, serão dois logradouros públicos, onde vai ser aplicado nos ladrilhos, os azulejos nesses bancos. Vai ser trabalhada a parte de pintura e acabamento. Então as mulheres terão oportunidade de aprender na prática, no dia a dia”, destacou Aureamélia Soares, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Através de um curso, que será realizado em duas etapas, 15 mulheres irão produzir mobiliários urbanos (mesas e bancos) que farão parte da Praça Dom Luís Marelim e Praça dos Três Corações. A primeira etapa será realizada de 1 a 5 de julho e a segunda de 8 a 12.

Para a estudante de arquitetura Élida Ramalho, o curso é uma porta que se abriu e que vai agregar mais ainda à sua formação acadêmica. “É uma oportunidade para que nós mulheres façamos parte da construção de nossa cidade. Só vem a somar e que venham mais projetos como esse que possam agregar à nossa formação”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura Murilo Novais, que também esteve no local, afirmou que, com esses projetos, a gestão está fazendo valer a palavra do chefe do executivo, que é fazer a cidade que a gente quer. “A nossa administração está voltada a não ficar na mesmice. Estamos dando total apoio à Secretaria da Mulher para que este público possa ser inserido em um mercado que antes era bem mais masculino, fazendo valer a palavra do chefe, que é fazer a cidade que a gente quer”, disse.

Por fim, o secretário adjunto de Urbanismo Gentil Neto falou que “é muito gratificante essa parceria entre as duas secretarias, pois mostra que o governo é unido. Outra coisa importante foi a Secretaria da Mulher implementar um programa que não tem em nenhuma cidade do Maranhão, em parceria com a de Urbanismo, que vai beneficiar inúmeras pessoas que procuram lazer em logradouros públicos”.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: