A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) vem realizando ações de bloqueio devido a um caso suspeito de raiva, no povoado Centro do Lenir, no Primeiro Distrito de Caxias, da zona rural do município.

A suspeita se deu por conta do surgimento de uma raposa próximo às habitações dos moradores e agressão a uma pessoa, sendo considerado um comportamento atípico do animal. Na ocasião, foi realizada imunização antirrábica humana e animal, bem como ações de Educação em Saúde, com informações sobre a doença, formas de prevenção e entrega de material informativo com os moradores da localidade.

Participaram da atividade a Coordenação da UVZ, o Núcleo de Enfermagem, Núcleo de Educação em Saúde e agentes do Programa de Controle da Malária. A UVZ segue realizando as ações de vigilância, controle e prevenção nessa localidade.

A raiva é uma doença causada por vírus e transmitida, principalmente, por cães, gatos, macacos, morcegos, raposas, dentre outros. A transmissão se dá pela penetração do vírus presente na saliva do animal doente, principalmente por meio da mordedura, da lambedura, arranhadura de pele ou mucosas.

A melhor forma de prevenir é a imunização dos animais com a vacina antirrábica. Vale ressaltar que o município de Caxias realiza a Campanha Nacional de Vacinação de cães e gatos contra a raiva anualmente.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,