Uma parceria entre os estudantes do curso de pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Mutirão/João Viana e a escola João Viana resultou no projeto Brincando e Reciclando. Após duas semanas de trabalho, surgiu uma variedade de produtos, feitos com materiais que iriam para o lixo, mas que foram reciclados e foram expostos. Estudantes ainda apresentaram uma cartilha que mostra a importância da preservação do meio ambiente.

“Nós temos EVA, garrafa pet, tampa, pano! Eu achei bom participar porque é um projeto muito bom”, disse Glória Araújo, aluna da escola João Viana.

“Aqui tem uma lagartixa que foi feita de papel; aqui é um violão que é feito de liga, lápis e papelão; aqui é um porta-retrato que é feito de fita; aqui é um fantoche que usamos caixa de leite e papel. Eu achei muito legal e ajuda muito a nossa escola e ajuda a respeitar o meio ambiente”, explicou Luana Colaço, aluna da escola João Viana.

“Nós planejamos e decidimos desenvolver o projeto aqui no CRAS e as crianças foram as criadoras dos brinquedos que estão aqui”, ressalta Elissandra Chaves, aluna do curso de pedagogia da UEMA.

“É uma forma das crianças mostrarem a criatividade. O importante é que a parceria deu certo e as crianças adoraram o projeto”, afirma Lucélia Maria, orientadora do CRAS.

Ao todo, foram mobilizados mais de 50 alunos da educação infantil. As crianças assistiram palestras e os pequenos Wiliane Kelle, Yure e Ilana ainda participaram de um desfile com roupas feitas com matérias reaproveitados, a exemplo de: jornal, TNT, EVA, cola e cartela de ovos.

“É uma forma de proteger o meio ambiente e eles vão levar isso para a vida deles. É a nossa esperança que está neles e eles estão mostrando as suas próprias produções”, destaca Geane Costa, professora da escola João Viana.

“O projeto Brincando e Reciclando que foi feito em parceria. E nós estamos trabalhando a conscientização da importância da reciclagem, criar novos brinquedos a partir de materiais que são descartáveis”, frisa Mauriane Lima, supervisora do CRAS, Mutirão/João Viana.

“A intenção é valorizar a reciclagem e estar repassando aos nossos assistidos a questão da importância da preservação do meio ambiente, por meio do aproveitamento de materiais que iriam para o lixo e teriam prejuízo para o meio ambiente. Esse trabalho permite que agora esses brinquedos que foram feitos pelas crianças possam ser usados por eles mesmos”, disse Kiara Braga, coordenadora da proteção social básica.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,