O General de Divisão da 8ª Região Militar, sediada em Belém no Pará, Anísio David de Oliveira Junior, que está à frente do comando militar do Norte, que compreende o Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá, esteve em sua primeira visita oficial a Caxias realizando inspeção no Tiro de Guerra local. Na tarde dessa quinta-feira (04), ele aproveitou para visitar o Complexo Turístico Balaiada, que compreende a Praça Duque de Caxias, as Ruínas do Quartel da Balaiada, o Mirante e o Memorial da Balaiada. A professora Mercilene Torres apresentou a história do movimento revolucionário, as lendas, as produções culturais e o acervo do Memorial, além de mostrar as melhorias recentes que transforaram o local em um grande atrativo turístico.

“Eu estou muito encantado com essa exposição maravilhosa aqui no Memorial da Balaiada. Tivemos uma imersão na história da Balaiada muito bem explicada pelo corpo que compõe o Memorial”, disse Anísio David, general da 8ª Região Militar.

“Hoje estamos recebendo o General Anísio David! Nós fizemos toda a apresentação da história da Balaiada, do Memorial, das Ruínas, enfim, do Complexo Turístico Balaiada. Nós falamos também da importância do 5 de julho, que é a data do aniversário de Caxias, pois em 5 de julho de 1836 Caxias foi elevada à condição de cidade”, lembra Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

O General ocupa um cargo intermediário entre o general de brigada e general de exército, também chamado de general de 3 estrelas. Atualmente no Brasil existem apenas 45 cargos de general de divisão no Exército Brasileiro. Na visita ele esteve acompanhado do subtenente Freire, comandante do Tiro de Guerra de Caxias, e do Tenente Cel. Neves Franco, de São Luís.

“O Tiro de Guerra de Caxias é subordinado à 8ª Região Militar. Existe uma parceria com a Prefeitura de Caxias, mas militarmente nós somos subordinados à 8ª Região. Nós só agradecemos a visita do General em Caxias”, disse Subtenente Freire, comandante do Tiro de Guerra.

O General destacou também a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias.

“O Tiro de Guerra em Caxias é para servir à comunidade, e nós agradecemos ao apoio da Prefeitura Municipal de Caxias. Queremos dizer que o exército está à disposição para ajudar o município estendendo a sua mão amiga para ajudar a cidade”, destacou Anísio David, general da 8ª Região Militar.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: