Na manhã desta quinta-feira (04) foi realizada na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) uma reunião para a elaboração do Plano de Ação para a Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral no município de Caxias, para o biênio 2019/2020. Esse plano é um instrumento para fortalecer as ações de combate à doença em todo o país e deve ser elaborado por meio de diretrizes e orientações do Ministério da Saúde.

Estão participando do desenvolvimento do plano: UVZ, Atenção Primária em Saúde (APS), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Vigilância Epidemiológica. As ações contemplarão atividades de controle vetorial, vigilância do reservatório, vigilância dos casos humanos, manejo ambiental e educação em saúde.

A Leishmaniose Visceral, ou Calazar, é uma doença grave, não contagiosa e que pode levar a óbito até 90% dos casos se não for tratada. No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor. Sua transmissão ocorre apenas através da picada do mosquito-palha fêmea infectado.

Esse vetor se desenvolve em matéria orgânica em decomposição, como fezes de animais, e em locais úmidos e sombreados. Caxias é uma cidade endêmica para o Calazar, por isso a intensificação das ações de combate à doença é fundamental para a diminuição do número de casos e óbitos no município.

Palavras chaves: ,