O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, visitou a sede do Instituto Berço de Heróis, que funciona no bairro Seriema. Na ocasião, ele conversou com mães dos assistidos pelo programa que forma Bombeiros Mirins em Caxias e atende quase uma centena de jovens de famílias carentes de 12 a 16 anos.

“A gente vem trabalhando há bastante tempo, e o apoio do prefeito ao projeto vai nos permitir comprar fardamento, lanche e outras coisas. Fiquei feliz pela presença, feliz pelas palavras que foram ditas e afirmar o seu compromisso com a gente”, frisa Marirlan dos Reis, integrante do Berço de Heróis.

“Eu aprendi muita coisa. No começo a gente fazia instruções contra as drogas, para que as pessoas não se influenciem nesse mundo. Eu era muito tímido, e fui tendo liberdade de expressão e hoje estou bem melhor. E aqueles que não conseguem se socializar procurem melhorar”, disse Halan Gabriel, Bombeiro Mirim.

“No início, o meu filho era muito tímido, e quando ele passou a frequentar o projeto e se soltou mais. Eles contribuem com a parte pedagógica, os alunos aprendem muito, os pais também aprendem. A gente foi atrás do nosso prefeito para ser visto, e ele veio até a gente, e eu queria agradecer a ele, porque ele veio conhecer e se ele puder ajudar melhor ainda”, lembra Mônica Leal, mãe do Halan.

O gestor se comprometeu em apoiar o projeto que é vinculado ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e subordinado ao 5º BBM em Caxias. O projeto tem transformado a vida de crianças e adolescentes.

“O Bombeiro Mirim existe desde 1997, é do Corpo de Bombeiros do Maranhão e nosso objetivo é atender crianças de comunidades carentes. O Bombeiro Mirim trabalha com noções de combate a incêndio, cidadania, disciplina, e nosso intuito é trabalhar com as famílias. A vinda do prefeito aqui foi muito importante, e a gente tem muito a agradecer”, ressalta Josimar Mendoça, coordenador do Bombeiro Mirim.

“O prefeito só engrandece o nosso projeto, é mais um apoio para a gente poder cuidar bem dos nossos jovens, levando o respeito aos jovens e uma qualidade de vida. Nós recebemos alunos de todas as partes da zona urbana de Caxias”, lembra Subtenente Oliveira, do Instituto Berço de Heróis.

“A prefeitura tem que fazer parte de um projeto como esse, porque é uma educação diferenciada, onde as crianças aprendem cidadania e respeito acima de tudo. A gente precisa somar os conhecimentos, não apenas com a educação básica que a gente oferece. Nós ficamos gratificados em poder ajudar um projeto como esse, porque nós acreditamos que as crianças são o nosso futuro e o futuro do nosso país”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: