Jovens da Igreja Católica ganharam as ruas da cidade de Caxias no final da tarde dessa quinta-feira (18), mostrando que a Semana Missionária é de muito trabalho em vários ambientes familiares, mas também é animação e glorificação por meio da música, enquanto levavam uma mensagem evangelizadora, com jovens de Caxias e de cidades da região.

“Hoje foi um arrastão jovem mostrando que as Santas Missões Populares não estão apenas nas visitas, mas também nessa parte do lazer e da animação. A palavra de Deus nos fala que o reino de Deus é para todos”, destaca Marta Gleiciane, Missionária de Caxias.

“A gente está indo da cidade à zona rural de Caxias visitando as famílias, conversando, dando uma palavra, e para mim está sendo maravilhoso”, frisa Rosilene Gonçalves, Missionária de Santa Luzia do Paruá.

“Está sendo uma experiência maravilhosa, está me ajudando no meu crescimento. Nós estamos fazendo visitas, vendo a realidade das pessoas e apontando soluções”, disse Ailson dos Santos, Missionário de Senador Alexandre Costa.

O ponto de encontro foi o Mirante da Balaiada, onde os jovens puderam se divertir ao som do Padre DJ Rômulo. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, também participou da mobilização.

“Nós temos a participação dos jovens identificando os problemas para que a gente encontre as soluções. Mas aqui também é um momento de descontração, de união, de responsabilidade. Até domingo acredito que tenhamos uma carta aberta do que precisa o município e a região a fim de que possamos avançar com a cidade que a gente quer”, afirma Fábio Gentil.

As Santas Missões Populares, que tiveram início no último dia 12 de julho, encerram nesse domingo (21), data em a Diocese de Caxias também celebra seus 80 anos.

“A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja, então o quão importante é ver esta multidão de jovens participando desta grande semana missionária. É um rosto jovem de uma igreja jovem que busca viver de maneira significativa a sua vocação”, lembra Franciélio dos Santos, padre e promotor vocacional da Diocese de Caxias.

Durante a manhã, o prefeito de Caxias participou de uma Roda de Conversa com integrantes da Diocese de Caxias no Colégio São José, onde na presença de Padres e Diáconos, além de lideranças políticas do poder legislativo da Câmara Municipal de Caxias e da Assembleia Legislativa e secretários municipais, ouviu o relato das pessoas que estão em missão.

O momento foi de escuta da realidade identificada por pessoas que vieram de diferentes cidades do Maranhão e de outros estados e que estão andando pela cidade de Caxias, diagnosticando o que pode ser melhorado. Todas as situações foram apresentadas ao gestor municipal, que acolheu as questões levantadas e vai trabalhar junto ao seu secretariado para apresentar as soluções em diversas áreas da administração pública.

“Nós estamos com as Santas Missões Populares e é importante esse olhar das pessoas que vieram de outras cidades. A Diocese está recebendo mais de 200 pessoas de outras cidades, que estão conversando com cada caxiense, analisando, diagnosticando as realidades. E nós estamos apresentando ao poder público em outras cidades e também aqui na cidade de Caxias”, afirma Dom Sebastião Lima Duarte, Bispo da Diocese de Caxias.

“Para nós é um prazer e uma satisfação fazer parte deste momento porque nos coloca diante de várias questões que foram identificadas. Nós estamos trabalhando na cidade, porque amamos esta cidade. Nosso desejo é apresentar todas as soluções, mas temos que ir priorizando uma a uma das situações para que aos poucos a gente possa sanar cada situação. Nós agradecemos a Diocese de Caxias pelo bonito trabalho que tem realizado”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: