O momento foi de colheita, após uma semana do curso “Preparando-se para o mercado de trabalho”, uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o SENAC. 150 jovens inscritos foram certificados.

“Foi uma oportunidade que se abriu, eu gostei muito do curso e vou indicar para outras pessoas. Eu só tenho a agradecer porque a gente tem uma visão maior do mercado”, afirmou Roseli Fernanda, estudante.

“As oportunidades quando aprecem na nossa frente devemos agarrar com força, e foi isso que eu fiz. O curso foi muito importante, porque hoje eu estou acreditando mais em mim, porque antes eu estava meio desfocado, mas agora estou aberto as oportunidades”, disse Ricardo Rodrigues, estudante.

“O foco do curso é postura profissional, marketing pessoal, oratória, dicção, como desenvolver um currículo, agregando sempre valor à habilidade e competência dos alunos”, lembra Franciane Barradas, professora.

“A gente procura qualificar para depois encaminhar para o mercado de trabalho. O nosso objetivo é melhorar a capacidade dessas pessoas para que elas possam ter uma oportunidade no mercado de trabalho” afirma Romário Lopes, coordenador do ACESSUAS.

A parceria entre as instituições é uma ação dentro do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o ACESSUAS. O curso teve duração de 20h e visa dar uma noção do mercado de trabalho para que as empresas possam encontrar nas pessoas o domínio de algumas competências importantes para o desempenho no ambiente de trabalho.

“São jovens que buscam uma preparação profissional. Nossa parceria busca oportunizar para que os jovens tenham esses conhecimentos diante das oportunidades que vão surgir para eles”, ressalta Rosy Bonfim, gerente do SENAC/Caxias.

“Nós entendemos que temos que dar essa oportunidade para os nossos jovens, para que els estejam preparados, caso eles sejam convidados em uma empresa pública ou privada. Na verdade, temos pessoas da sociedade que concluíram o ensino médio e estão procurando um curso técnico para ingressar no mercado de trabalho”, explica Prof. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.