A concentração foi no Parque da Cidade de Caxias no início da manhã desse domingo (28), onde os cavaleiros e cavaleiras fizeram suas inscrições e participaram de um café da manhã, sob o olhar dos espectadores.

“Rapaz, eu venho todo ano, isso pra mim é muito bom. Sou um amante da Vaquejada”, disse seu José Vitor, espectador.

“Essa cavalgada já é tradição, é importante para o meio agropecuário e também para o comércio porque fomenta esses setores, e é um movimento importante para Caxias. Caxias em breve será um grande produtor de grãos, soja, milho, e também é muito forte em pecuária. E que as autoridades facilitem para que a gente aumente a quantidade de participantes”, lembra Ivan Ferreira, da fazenda Mamorana.

“Essa cavalgada tem o objetivo de integrar o produtor rural. É uma forma de a gente aproximar a zona rural da zona urbana”, disse Vidigal Torres, tesoureiro do Sindicato Rural.

Em seguida, todos saíram pelas ruas da cidade na 19ª edição da Cavalgada do Produtor Rural, que é organizada pelo Sindicato Rural de Caxias. Encontramos até o vaqueiro mais experiente de Caxias, além do seu berrante.

“Eu já estou com a idade avançada, mas estou aqui firme e participando desse movimento”, disse Manoel Francisco, o vaqueiro mais antigo.

“O amante da cela e do cavalo gosta de participar da Vaquejada e, em nome de Jesus Cristo, Nossa Senhora Aparecida vai abençoar que isso vai progredir por muitos anos. O Parque de Vaquejada em Caxias é muito bom. O prefeito Fábio Gentil é homem de palavra e nós estamos, é juntos a Vaqueirama toda”, diz Edgar Araújo, da Fazenda Nova Betel.

A Cavalgada teve a presença das mulheres, onde a primeira-dama, Letícia Gentil, também participou do percurso.

“Eu participo desde pequena, meu pai sempre me levou, então eu gosto de participar da Cavalgada”, lembra Amanda Beatriz, estudante.

“Eu gosto de participar até porque eu faço parte de um curso que tem tudo a ver com o meio rural, Agropecuária, então eu achei interessante participar”, disse Evelly Karoline, estudante.

“Eu estou muito maravilhada em participar de um evento que envolve animais, que a gente tem um carinho e o cuidado por eles. É um evento que traz uma energia positiva para os turistas que estão aqui de férias e a Cavalgada tem esse objetivo também”, lembra Letícia Gentil, primeira-dama.

Depois de percorrer as avenidas, a Cavalgada chegou à Feirinha da Gente, que recebeu nesse domingo atrações musicais e a turma da Velha Guarda.

“O encontro da Velha Guarda foi muito lindo e emocionante, que só continue”, deseja, Fátima Abreu, da Velha Guarda.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, lembrou que a valorização dos vaqueiros e produtores também será intensificada com a construção do Parque de Vaquejada pela Prefeitura de Caxias. O Sindicato Rural também quer ajudar na formatação da ideia.

“Nós queremos agradecer a todos os vaqueiros e a todos os patrocinadores, a todos os apoiadores, principalmente o prefeito Fábio Gentil, que tem apoiado. A vinda do Parque de Vaquejada é muito importante, e já estou vendo um grupo de pessoas para que a gente possa conversar e sugerir algo também”, lembra Benedito Moura, presidente do Sindicato Rural.

“Estamos passeando pelas ruas de Caxias, e quero dizer que nós temos o compromisso de fazer o nosso Parque de Vaquejada para que até o final do ano a gente licite e até o próximo ano a gente possa entregar o tão sonhado Parque de Vaquejada para todas as pessoas que amam o nosso município”, afirma Fábio Gentil.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: