A Prefeitura Municipal de Caxias, que tem à frente o prefeito Fábio Gentil, realizou uma solenidade na manhã dessa quinta-feira (01) alusiva aos 196 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. O ato solene ocorreu em frente ao palácio da cidade e contou com a presença de todo o secretariado, coordenadores e assessores, além da sociedade civil. Perfiladas estavam a maioria das forças policiais de Caxias: Polícia Militar, Guarda Municipal, atiradores do Tiro de Guerra, Bombeiros Militar e Civil, além do clero e autoridades do legislativo municipal e estadual e do judiciário.

Houve a execução do Hino Nacional pela Banda Lira Municipal, ao tempo em que ocorria o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Caxias. Em seguida, o Bispo da Diocese de Caxias, Dom Sebastião Lima Duarte, procedeu à bênção católica a todos em uma fala ecumênica, contemplando a todas as religiões. Posteriormente, o poeta Wybson Carvalho fez um retrospecto histórico, demonstrando que Caxias foi a última cidade a aderir à Independência do Brasil em 1º de agosto de 1823.

O presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Catulé, também fez uso da palavra e lembrou que os benefícios e as conquistas entregues à população pelo prefeito Fábio Gentil também são fruto da harmonia entre os poderes executivo e legislativo.

“Hoje nós estamos assistindo o prefeito, Fábio Gentil, a Câmara Municipal e o povo vendo as obras sendo entregues. Além da nossa cidade estar de parabéns hoje, ela tem a sorte de ter representantes que se importam com o município e trabalham em prol de todos”, disse  Catulé.

“Eu me sinto feliz em ver que o prefeito está cumprindo os seus compromissos, as obras acontecendo, o remédio chegando e muita coisa importante acontecendo. Dificuldade todos estão passando, mas muito me admira ver o Fábio trabalhando e dando resultado para a nossa população”, disse Zé Gentil, deputado estadual.

Durante seu discurso, o prefeito Fábio Gentil fez questão de mostrar no telão as mais de 100 obras e serviços que está entregando aos caxienses, dentre elas: escolas reformadas e ampliadas; UBSs reformadas; veículos novos; mais de R$ 3 milhões em remédios; mais de R$ 6 milhões em mobiliário escolar; reforma e ampliação do Terminal Rodoviário de Caxias Nachor Carvalho e do Complexo Municipal de Saúde, o maior hospital municipal do Maranhão.

“Eu sou um apaixonado por esta cidade, e o nosso prefeito está nos possibilitando trabalhar para construir uma nova cidade. A cidade está diferente com esses novos serviços e obras: escolas, UBS’s, o Terminal Rodoviário reformado e ampliado, e o complexo de saúde. Parabéns a todos os caxienses”, disse Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

“Este é o resultado daquilo que prometemos em campanha, e hoje estamos realizando em forma de trabalho, dedicação, obras e ações, entrega de veículos. Nós estamos trazendo para a saúde hospitais, remédios, e para a educação estamos adquirindo o mobiliário suficiente, valorizando os nossos alunos.  O povo merece todo o nosso esforço, todo o nosso empenho para transformar Caxias na cidade que a gente quer”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Logo depois, o prefeito vistoriou todos os veículos e entregou para cada secretaria beneficiada: Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil; Secretaria de Transportes; Secretaria de Políticas para as Mulheres; Secretaria Municipal de Saúde, contemplando Atenção Primária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Guarda Municipal; Ronda Escolar e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“É algo muito importante o que hoje está acontecendo, o nosso prefeito dá uma demonstração de compromisso, organização, planejamento, e foi isso que fizemos. Estamos recebendo mais de R$ 6 milhões em mobiliário escolar, além de escolas reformadas”, disse Ana Célia Damasceno, secretária Municipal da SEMECT.

“A secretaria já desenvolve um trabalho de vistoria de rotina na zona urbana e zona rural, e a extensão do nosso município é grande. Essa viatura será um apoio para atender a nossa população”, disse Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Mais um compromisso cumprido, hoje nós temos viaturas novas e só temos a agradecer, temos uma parceria com a Polícia Militar para realizarmos a Ronda Escolar e, graças a Deus, em tudo que temos buscado, temos sido atendidos”, afirma Sargento Mesquita, secretário Municipal de Segurança.

“Hoje é um momento de muita alegria e nós só temos a agradecer ao nosso prefeito Fábio Gentil, que está oferecendo as condições de trabalho para a Guarda Municipal”, disse Inspetora Roseane, comandante da Guarda Municipal.

“Era uma necessidade nossa essas viaturas. O senhor prefeito está de parabéns, e nós vamos poder desempenhar um trabalho de melhor qualidade para todos os caxienses”, disse Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.

O prefeito ainda entregou a nova sede da Tributação do Município, que passa a funcionar na parte central, dentro do Centro de Cultura. Além disso, o prefeito finalizou as suas primeiras entregas com a inauguração do calçamento intertravado da Rua Beira Rio, no Bairro Ponte.

“Está aí o prefeito entregando obras e dando a oportunidade para que nós possamos trabalhar com qualidade, com uma estrutura melhor. A nossa função é contribuir para que a cidade seja melhor e tenha recursos para investir”, disse Geovane Carlos, secretário adjunto de Tributação.

“É uma solicitação deles porque há anos essas pessoas nunca tiveram uma tributação que pudesse oferecer à população um ambiente de qualidade. Hoje, temos instalações dignas para atender a nossa população. É uma honra e parabéns a todos que aqui trabalham”, disse Talmir Rosa, secretário de Finanças, Planejamento e Administração

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: