No segundo dia de inaugurações em comemoração ao aniversário de 196 anos de Adesão de Caxias à Independência do Brasil, mais uma comunidade foi beneficiada com um Sistema de Abastecimento de Água. A obra, uma iniciativa da Prefeitura de Caxias, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), irá beneficiar mais de 80 famílias do povoado Brejinho, às margens da BR-316.

Para o morador do povoado Brejinho, Francisco Júnior, vai mudar tudo a partir de agora com o Sistema de Abastecimento de Água.

“A gente pegava água do outro lado da BR-316, todos os dias tínhamos de ir de lá pra cá, todos os moradores faziam isso. Um morador foi até acidentado tentando atravessar. Agora vai ficar bom”, diz.

O senhor Valdir Sabino, que mora ao lado do novo Sistema de Abastecimento de Água, lembra de quando chegou ao povoado Brejinho.

“Quando eu cheguei aqui não tinha nada, nem água, nem casa, só a terra. A gente pegava água bem longe, ia com o carrinho de mão e carregava umas 4x ao dia, a gente usava a água para o plantio e para o consumo dentro de casa. Hoje, eu tenho água, muita diferença”, lembra.

O sistema simplificado é formado por uma estrutura de poço tubular, motor de 3 cv de potência, além de um reservatório com capacidade para armazenar 15.000 litros de água potável, garantindo mais saúde e qualidade de vida para toda a comunidade. Um investimento de mais de 200 mil reais.

Lideranças comunitárias, autoridades políticas e um grande público prestigiaram a inauguração.

“Um sonho realizado. Há mais de dez anos a comunidade esperava por este benefício. E como nós temos um prefeito que tem o compromisso voltado para a sua população, na zona rural e no Brejinho não poderia ser diferente. Nosso prefeito procurou apoio e trouxe esse benefício pra gente. Agora as famílias de todo o Brejinho têm água potável em casa. Do outro lado da BR, temos mais de 5 km de rede de cano colocado pelo SAAE. Então, nós só temos a agradecer”, elogiou um dos líderes comunitários do Brejinho, Professor Didi.

Outro líder da comunidade Brejinho, Edival, também agradeceu pelo projeto que levou o sistema de abastecimento de água para a comunidade.

“A execução deste projeto aconteceu agora no governo Fábio Gentil, e hoje, mais de 80 famílias estão de parabéns porque carregavam água na cabeça e hoje a água está na torneira de cada um deles”, frisa.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, também esteve presente ao evento, na ocasião representando o governador Flávio Dino.

“São sistemas de abastecimentos para vários povoados, fruto de uma parceria da Prefeitura de Caxias com o Governo do Estado, numa ação afirmativa do governador Flávio Dino com o prefeito Fábio Gentil, que teve também uma indicação dos deputados Humberto Coutinho, Adelmo Soares e Zé Gentil, onde nós estamos buscando cumprir uma missão de levar água para as pessoas que mais precisam e nesse segmento, não só da água, mas acima de tudo de saúde porque a água representa saúde, representa vida. E essa é a nossa missão, a cada dia transformar o Maranhão, transformar Caxias num local melhor de se viver, um estado mais justo, um município mais justo”, afirma.

Já o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, ressaltou a gratificação em fazer parte da gestão do prefeito Fábio Gentil que prioriza as famílias da zona rural.

“Hoje estamos aqui entregando mais um Sistema de Abastecimento de Água no povoado Brejinho, feito em parceria com o Governo do Estado, e aqui desse lado do povoado foram mais de 3.000 mil metros de rede implantados. Do outro lado da BR-316, o SAAE, com recursos próprios, implantou mais de 5.000 mil metros. Isso mostra que essa parceria da prefeitura com o governo, só quem ganha é a população. E o prefeito Fábio Gentil tem cobrado isso, que a gente sempre trabalhe, de domingo a domingo, para garantir para a população mais dignidade e mais qualidade de vida”, ressalta.

“Um sonho realizado, uma conquista para o povoado, a comunidade Brejinho, esse sistema de abastecimento de água, água que é vida, que gera uma qualidade de vida para a comunidade. Uma parceria importantíssima do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Caxias, ganha a comunidade, ganha o governador e estão todos de parabéns para mais esse benefício para o povoado Brejinho”, enfatizou a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Aureamélia Soares.

O deputado estadual Zé Gentil também acompanhou a solenidade de inauguração do novo sistema de abastecimento de água do povoado Brejinho.

“Hoje nós estamos dando uma demonstração de que quem ama Caxias faz o que ele está fazendo. É preciso trabalhar e estou aqui para ajudar no que for preciso”, afirma.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, falou do trabalho e das parcerias para levar água e mais qualidade de vida para as famílias caxienses.

“Nós conhecemos a população rural como a palma da mão, sabemos da necessidade de cada um e conseguimos através do nosso projeto levar esse benefício a todos. Então vir pra cá, contar com o governador Flávio Dino, contar com a parceria do governo do estado do Maranhão, com a SAF – Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, foi importante porque trouxemos um grande benefício para a população porque água é vida. Tudo o que essas famílias queriam era ser atendidas como cidadãos de bem e terem água nas suas portas e assim fizemos. O dia 2 de agosto de 2019, quando entregamos esse benefício à população, ficou marcado na história do Brejinho, uma nova história, um novo capítulo em que a prefeitura faz parte e é protagonista de tudo isso. E o nosso compromisso é levar essa água em vários povoados do município de Caxias e eu tenho certeza de que vamos conseguir. Já são dois anos e meio de governo e a tendência é que dos 20 que já fizemos, possamos fazer muito mais, mais 20, mais 30 e, assim, beneficiar a população caxiense.”

E lembrou de outros serviços entregues pela sua gestão à população do povoado Brejinho.

“Já contribuímos aqui no povoado Brejinho com asfalto; já contribuímos com manutenção, inclusive com veículo para a Polícia Militar, para uma segurança mais próxima da comunidade; já reformamos e ampliamos a creche aqui do povoado, já estamos concluindo o ginásio poliesportivo do Brejinho; já reformamos a escola municipal do povoado; autorizamos neste momento a iluminação pública interligando os lados esquerdo e direito do povoado e vamos calçar toda a frente da escola para que tenha uma área de lazer e autorizamos também aqui um pedido dos dois líderes comunitários, somando forças vamos instalar e entregar à comunidade uma academia ao ar livre junto ao posto de saúde para que a comunidade seja bem assistida. E vamos trazer também sinal de celular para que todos do povoado  e circunvizinhos possam se utilizar desse meio de comunicação. Tenho certeza de que com esse somatório de força com os líderes da comunidade quem ganha é o povo do nosso município”, enfatizou o prefeito Fábio Gentil.

Palavras chaves: ,