A abertura da Jornada Pedagógica Internacional da Rede Municipal de Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), foi nessa quinta-feira (08) no Caxias Shopping Center. Com o tema “Educar na contemporaneidade, repensando práticas e ressignificando saberes”, o evento tem a proposta de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais da educação do município.

“É um momento de formação importante porque os palestrantes sempre trazem algo novo que a gente pode adicionar no que já fazemos, e contribui para a melhoria das nossas práticas educacionais”, disse Raquel Alencar, da escola Inês Evangelista do povoado Barro Vermelho.

O evento contou com a presença de autoridades públicas municipais e palestrantes, que trataram sobre uma pedagogia que abrace o aluno e o torne protagonista.

“Estou feliz em estar representando o legislativo municipal em mais esta ação da Prefeitura de Caxias. Realmente nós precisamos ter os nossos professores capacitados e motivados para prestar um ensino de qualidade”, destaca Sargento Moisés, vereador.

“É importante que cada professor se atente às demandas relacionadas à parte psicológica, pois com isso ele vai ensinar melhor porque ele vai conhecer o aluno”, afirmou Déborah Paulo, psicóloga.

Além disso, os educadores também durante a semana pedagógica, que segue até o dia 10 de agosto, vão tomar conhecimento de uma nova forma de avaliação do aluno, com base na metodologia Histórico Crítica, que coloca o aluno em evidência.

“Até dezembro nós vamos capacitar todos da educação. Nessa jornada pedagógica, que vai até o dia 10, nós vamos capacitar os nossos colegas professores e gestores, para que a gente possa dominar a pedagogia Histórico Crítica, além de buscar novas ideias que possam ajudar a nossa prática pedagógica”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,