A campanha Agosto Lilás foi lançada oficialmente nessa quarta-feira (07) no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias e deve percorrer os principais órgãos e instituições da cidade, conscientizando os caxienses sobre a importância do combate à violência contra as mulheres. Diversas instituições e órgãos estiveram representados na abertura da campanha.

“É um assunto que quanto mais se fala, mais a gente percebe que é necessário a união de todos para que a violência contra a mulher seja combatida. Quero parabenizar a Secretaria da Mulher por esta iniciativa”, disse  Rosy Bonfim, gerente do SENAC/Caxias.

“A educação é um espaço de conscientização e é na educação onde se encontra a maioria das mulheres. Nesse mês é importante que a gente trabalhe cada vez mais a importância da prevenção à violência. A mulher precisa compreender que o lugar dela é onde ela quiser e cabe a cada um de nós respeitar os sonhos das pessoas”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“O importante é denunciar sempre que a mulher for vítima de violência, procure a delegacia de sua cidade”, lembra Ana Rita, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Com o lema “É briga de marido e mulher? Somos todas colheres”, a ideia é provocar na sociedade a preocupação com o outro, a ponto de oferecer ajuda às mulheres para que elas possam evitar ou mesmo serem acolhidas em caso de violência. O evento também celebrou os 13 anos da Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha, que pune os crimes de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

“Nós estamos falando aqui de um momento após a mulher ter sido agredida. Mesmo após a agressão ou estupro, a mulher até 72 horas precisa procurar o CTA, ela faz os exames e ela pode evitar que o vírus HIV possa se fixar no organismo”, afirma Kelma Bezerra, coordenadora municipal do CTA/SAE.

“Nós apoiamos essas ações porque nós entendemos que é importante fortalecer a rede de proteção à mulher. Nós vamos desenvolver durante o mês todo essa campanha visando valorizar à mulher”, ressaltou Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Embora tenham ocorrido avanços, os desafios ainda são grandes no combate à violência contra a mulher. Das 500 delegacias da mulher no país, apenas 21 oferecem o serviço 24 horas. Nos últimos três anos, 12 mil mulheres morreram vítimas de feminicídio e quase 900 mil pediram medida protetiva em todo o Brasil. Em Caxias, a Campanha Agosto Lilás é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

“O ideal é que não existissem os casos de violência doméstica, mas a Polícia Militar está aqui para cumprir a lei. Nós vemos a realidade e a PM está treinada para fazer a captura do agressor e encaminhar à delegacia competente”, disse Tenente Jéssica, da Polícia Militar.

“Nós mulheres temos que denunciar, não podemos nos calar. Queremos parabenizar pelos 13 anos da Lei Maria da Penha, mas dizer que a mulher tem vários canais por onde ela pode denunciar: delegacia, Secretaria da Mulher, judiciário, enfim, são parcerias importantes para que a mulher se sinta protegida”, lembra Aureamélia Soares, secretária de Políticas para as Mulheres.

Acompanhe na reportagem:

Palavras chaves: