A II Capacitação do Teste do Pezinho foi realizada na sala de reuniões do Centro Especializado em Atendimento Materno Infantil (CEAMI) para enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Teste do Pezinho é obrigatório e a criança deve ser submetida a ele nos primeiros 5 dias de nascido ou até 28 dias.

“O Teste do Pezinho é um teste de triagem neonatal para a prevenção de algumas doenças que possam vir a ocorrer com a criança. O ideal é que seja feito o teste até o 5º dia de vida da criança, mas pode ser feito até o 28º dia”, afirma Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Atualmente 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam o Teste do Pezinho, sendo 2 na zona rural. A partir de setembro, todas as UBS vão contar com o serviço.

O objetivo do treinamento é facilitar o acesso da criança a um dos primeiros exames básicos que devem ser realizados ao nascer. A formação foi ministrada pela Coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

“Esses profissionais que estão aqui, eles vão ser multiplicadores para que a população tenha esse profissional capacitado dentro da unidade de saúde. A mãe deve procurar a Unidade Básica de Saúde logo que o bebê nasce”, afirma Andreia Almeida, coordenadora do NASF.

Ao todo serão capacitados 31 enfermeiros e 27 técnicos em enfermagem da Atenção Primária, enfermeiras da Maternidade Carmosina Coutinho e  enfermeiras residentes.

“Antigamente tinha apenas um ou outro profissional capacitado, mas a gente quer que tenha o máximo de profissionais possíveis para que a população não volte para a casa sem ter feito o Teste do Pezinho na criança. No ano passado começou a descentralização, porque antes era feito apenas na Maternidade Carmosina Coutinho. A partir de setembro deste ano, todas as Unidades Básicas de Saúde vão poder fazer o teste”, explica Nytale Portela,  coordenadora de saúde da criança.

Palavras chaves: ,