A Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Caxias visitou as instalações do Complexo Hospitalar Gentil Filho, inaugurado durante as festividades alusivas ao aniversário de 196 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil.

O Complexo Hospitalar já é considerado o maior centro de saúde do interior do Maranhão, com porta aberta para urgência e emergência e dispondo 152 leitos e equipamentos de última geração, atendendo a mais de 50 municípios com profissionais especializados.

Segundo o coordenador adjunto do Curso de Medicina da UEMA, Giancarlos de Sousa Lima, além de conhecer as instalações do Complexo Hospitalar, o objetivo da visita foi reforçar os laços com o município.

“A gente tem todo interesse em fazer com que nossos alunos possam contribuir e aprender. A Prefeitura de Caxias já tem um convênio com a UEMA, mas vimos reforçar os laços em prol da educação médica em Caxias”, reforçou o coordenador.

Presente na visita, o diretor da UPA, Daniel Neto, reforçou que os coordenadores conhecerem o Complexo Hospitalar e seus devidos setores e profissionais estreita mais ainda a parceria da UEMA e a rede municipal de saúde. “Com isso, quem ganha são os profissionais, os acadêmicos e a população, sendo que a universidade já propõe tornar o complexo HGM também uma referência como um hospital escola para os acadêmicos”, destacou.

Lívia Raquel Sena, diretora geral do Complexo Hospitalar, falou que a visita foi bastante proveitosa e considera importante essa aproximação com a Universidade Estadual do Maranhão, professores e acadêmicos. “Caxias e as cidades da nossa região agora têm uma unidade hospitalar de urgência e emergência de portas abertas e, sem dúvida, a presença da UEMA por aqui reforça a importância que tem essa unidade tanto para sociedade como para a comunidade acadêmica”, frisou a diretora.

Palavras chaves: ,