O 4º encontro teórico do Projeto Crescer, com 14 médicos e 15 enfermeiros da Atenção Primária, além de enfermeiras da Maternidade Carmosina Coutinho e residentes de enfermagem, ocorreu no Centro Especializado Ambulatorial Materno Infantil (CEAMI).

Com o tema “Anemia Falciforme e HIV”, o momento também serviu para o compartilhamento de informações. “O Projeto Crescer é voltado para o crescimento e desenvolvimento da criança. Uma parceria do CEAMI com os profissionais da rede. É a 4ª edição, sempre com sala cheia. A gente ganha muito com isso, porque enriquece essa assistência e a qualificação no atendimento dessas crianças. O Centro não é mais só assistencial, tendo agora a função educacional, supervisional e de pesquisa”, explicou Kalyanne Paiva, coordenadora administrativa do CEAMI.

A temática das capacitações realizadas pelo CEAMI, sempre ministradas por especialistas e pediatras, ocorre de acordo com a demanda na Atenção Primária, sempre em dois momentos, teoria e prática.

“Para Atenção Primária, é muito importante a capacitação e essa função do CEAMI de ser matriciador e proporcionar esse momento para os profissionais que estão na ponta, que primeiro recebem esses pacientes, no caso as crianças. Estamos dando prioridade para qualidade da nossa assistência”, disse Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

A Dra. Nagylla Costa ministrou a palestra sobre HIV e ressaltou a importância de um conhecimento maior pelos profissionais da Atenção Primária sobre o assunto. “Como temos muitos casos de crianças expostas ao HIV, é interessante que os profissionais da Atenção Primária também tenham esse conhecimento maior, para poder ajudar a gente e essas crianças. Foquei de forma geral na palestra sobre a criança com HIV, sintomas, diagnóstico e, principalmente, a criança que foi exposta durante a gestação”.

Mais de 80 profissionais foram capacitados teoricamente para realizarem o Teste do Pezinho, que diagnostica a Anemia Falciforme. Após a capacitação prática que ocorrerá na Maternidade Carmosina Coutinho, todas as UBSs nas zonas urbana e rural estarão aptas a realizarem o Teste do Pezinho a partir do mês de setembro.

Acompanhe na reportagem:

 

 

Palavras chaves: ,