Os 30 futuros Guardas Municipais, que foram chamados do último concurso público, e outros profissionais que serão ouvintes, participaram de uma reunião no 2º Batalhão de Polícia Militar para saberem o cronograma das aulas do curso de formação. Eles vão passar por uma capacitação para que possam assumir suas funções. O treinamento será ministrado pela Polícia Militar, após assinatura de convênio entre Prefeitura de Caxias e Governo do Estado.

“Hoje vamos iniciar o curso de formação da Guarda Municipal e, no último módulo, a gente vai ter todos os guardas fazendo parte do treinamento, para armamento e tiro. Nós estivemos em São Luís na Secretaria de Segurança e na Polícia Federal para que toda essa formação seja feita”, afirma Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública.

Além da Secretaria Municipal de Segurança, participaram da reunião a comissão que vai ministrar o curso e o Comandante da Polícia Militar. Serão 556 horas de curso, com teoria e prática. O último módulo do curso vai contar com a participação dos demais 100 Guardas Municipais da corporação, pois eles também vão treinar armamento e tiro.

“Foram convidados profissionais especializados para ministrar esse curso. Nosso objetivo é fazer uma boa formação, de maneira que esses profissionais possam ir para rua com responsabilidade. A Guarda Municipal está dentro do Sistema Nacional de Segurança, então a gente está seguindo todas as regras”, afirma Cel. Inaldo Belém, coordenador do curso.

“Foi feito o convênio e nos foi dada a condição para que os alunos sejam formados pelos oficiais e monitores do 2º Batalhão. A partir de hoje, nós temos uma semana para adequar, para que possamos iniciar o curso. Eles já ficam sabendo também, a partir de hoje, que a Secretaria Municipal de Segurança atua junto com a Secretaria de Segurança do Estado”, afirma Cel. Márcio Silva, comandante do 2º BPM, diretor geral do curso de formação.

A aula inaugural já tem data marcada, dia 20 de agosto, e todos já estão na expectativa.

“Realmente foi necessário que o prefeito fosse a São Luís para que a gente pudesse iniciar o curso. Acreditamos que com essa formação nós vamos contribuir com a segurança da cidade de Caxias. Nós estamos tendo todo o suporte com o convênio que foi firmado, a gente espera contribuir com a sociedade”, destaca Iara Laís, aluna do curso de formação da Guarda Municipal.

“Dizer que é um prazer fazer parte do curso de formação. Queremos dizer para a sociedade que vamos trabalhar em prol de todos”, afirma Tenório, aluno do curso de formação.

Veja mais fotos:

Acompanhe na reportagem: