O fim de semana foi de atividades educativas do Plantão Social em Ação, na escola Marinalva Soares no bairro Luiza Queiroz. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Segurança, Assistência Social, Mulher e Indústria e Comércio, levaram diversos serviços à comunidade.

“Nós estamos buscando abraçar a periferia da cidade. Muitas pessoas que estão aqui são voluntários. Queremos parabenizar o prefeito Fábio Gentil por estar unindo os secretários para que a gente possa oferecer o que há de melhor para Caxias”, destaca Prof. Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

“É um momento ímpar no estado, porque Caxias está saindo na frente com a inserção do assistente social nas escolas”, disse Elaine Morais, assistente social.

As mulheres cuidaram da beleza e as crianças interagiram e aprenderam na oficina de leitura.

“Para mim é muito gratificante poder ajudar as pessoas, porque nem todo mundo pode se embelezar ou tem condição de fazer isso. Então estar aqui podendo contribuir é muito bom”, afirma Adria Amanda, voluntária.

“Eu gostei, ganhei até um presente. É muito bom ter esses serviços aqui na nossa comunidade”, afirma Joselina Silva, moradora do Luíza Queiróz.

“Eu já brinquei de pula-pula, já brinquei no Taekwondo e agora estou aqui na sala de leitura”, disse Lourimar Frank, aluno.

“É muito legal a gente ter essa interação de todo mundo aqui na escola”, disse Luís Henrique, aluno.

“Nós estamos trazendo ações que a gente leva para a Feirinha da Gente, onde o nosso objetivo é incentivar a leitura nas crianças”, disse Francidalva Brito, coordenadora do Mais Alfabetização.

A Sala do Empreendedor ajudou os moradores na montagem de currículo.

“Hoje nós estamos aqui ajudando as pessoas, dando orientações a fazerem seus currículos para concorrerem no mercado de trabalho”, afirma Lilia Karine, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.

O Plantão Social vai percorrer as escolas municipais levando serviços que transformam a vida dos alunos e das comunidades.

“É importante essa ação da Secretaria de Educação, interagindo com outras secretarias. Nós estamos aqui com a Guarda Municipal, com a Polícia Militar, por meio da Ronda Escolar, dando esse apoio”, afirma Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“É uma ação voltada para a comunidade. A ideia é que a gente coloque à  disposição da comunidade os serviços da Prefeitura Municipal. Esse é apenas o primeiro e vamos levar para as demais escolas”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: