O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participou da inauguração da reforma da escola Maria de Carmo Paiva, no povoado Caxirimbu, na companhia do Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão. A unidade de ensino tem 6 salas de aulas e atende 321 alunos do Ensino Médio. Na ocasião, o prefeito anunciou aos presentes que está lançando o ProUni Municipal.

“Já são quase 900 escolas entregues, só esta semana vamos entregar mais seis escolas e um Farol do Saber reformados. Diariamente são várias escolas que entregamos para atingirmos índices educacionais adequados. Nós agradecemos o braço amigo e a colaboração do prefeito Fábio Gentil sobre educação. É um prefeito empreendedor, Caxias é hoje seguramente uma das cidades mais bonitas do Maranhão, graças ao cuidado que o prefeito tem feito na cidade”, afirma Felipe Camarão.

Durante a entrega com a presença dos três deputados eleitos por Caxias, o prefeito Fábio Gentil pediu unidade política em prol do município. O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores, coordenadores, alunos, professores, gestores escolares e a comunidade do povoado.

“O próprio secretário já disse da importância da parceria com o nosso município. Se o estado está com 11 escolas no município, o município chega a mais de 80 escolas reformadas e ampliadas em Caxias. Mas nós queremos mais, nós estamos encaminhando à Câmara Municipal uma lei onde a gente cria o ProUni Municipal, que é o ensino superior para os alunos que não têm condição de pagar uma escola particular, então o município vai dar 100% de uma bolsa em qualquer curso”, afirma Fábio Gentil.

“Eu pedi, o Adelmo pediu, a Cleide pediu, então não temos que ter ciúmes de ninguém, mas temos que trabalhar juntos para Caxias”, disse Zé Gentil, deputado estadual.

“O mais importante aqui é o legado que o conhecimento é capaz de dar aos alunos, e esse legado jamais passará”, afirma Adelmo Soares, deputado estadual.

A comunidade escolar comemorou o presente recebido.

“Uma ação dessa é de suma importância porque uma escola como essa, que abrange centenas de alunos da região, precisa de um trabalho como este”, afirma Jeová de Oliveira, ex-aluno.

“É muito bom. Eu moro no Centro do Poraquê e agora estamos felizes em ter uma escola melhor e de boa qualidade”, frisa Érica da Conceição, aluna.

“É perto de casa. Está sendo muito bom estar estudando em uma escola com essas condições. Ano passado eu estudava no povoado Baú, este ano estamos aqui. Nós só temos a agradecer”, diz Manoel Eduardo, aluno.

“Hoje estamos realizando um sonho. Esta escola não estava em boas condições, mas depois de seis meses de reforma nós agora temos uma escola digna e confortável”, afirma Josélia Ferreira, gestora da escola.

“É uma escola que funciona o Ensino Médio, é um momento memorável para os alunos do Caxirimbú e estamos muito felizes em entregar esta unidade reformada a toda comunidade”, ressalta Marciana Machado, gestora regional de educação.

“A parceria é sempre muito importante, nós transportamos esses alunos até a escola. E hoje queremos parabenizar o Governo do Estado por reformar esta escola e entregar uma escola digna aos alunos do Caxirimbú”, reforça Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: