Nesta quarta-feira (21), os motoristas e pedestres de Caxias foram impactados com mensagens sobre educação no trânsito. Diante do Dia do Pedestre, celebrado em 8 de agosto, a Secretaria Adjunta de Transportes, ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Caxias, juntamente com o Ciretran organizaram uma ação em frente ao Centro de Cultura com cartazes que chamaram a atenção para a importância do respeito à faixa de pedestre.

“Essas ações já estão sendo feitas em outras cidades e nós estamos copiando, pois é algo que dá resultado. A população de Caxias é usuária das vias da cidade e merece respeito. Por isso, clamamos para que no trânsito as pessoas respeitem a faixa e a sinalização das vias”, afirma o secretário de transportes Alberto Simão.

De acordo com o Ciretran Caxias, o número de acidentes na faixa de pedestres é registrado anualmente. Do ano de 2017 para 2018, esses dados caíram cerca de 60%. “Nós temos acompanhado as estatísticas e vemos que essa realidade tem diminuído graças ao trabalho que fazemos e a conscientização das pessoas”, ressalta Shelida Ferreira, chefe do Ciretran.

Além de cartazes com frases de impacto como “Não avance na faixa, avance no respeito” e “No trânsito, o sentido é a vida”, a ação contou também com a participação de cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito que também ajudaram nas ações educativas passando na faixa de pedestre. Para Francisco Wandersson, agente de trânsito e cadeirante, “o evento foi bastante oportuno para mostrar às pessoas a importância da faixa de pedestre e a diferença que ela pode fazer na vida de alguém”.

O evento também contou com a participação do secretário de Infraestrutura do município, Murilo Novais. “Estamos aqui hoje junto com o Ciretran para relembrar que o principal elemento do trânsito é o pedestre, não são os carros, nem motocicletas. Então, seja o primeiro a parar antes da faixa e obedecer às leis de trânsito”, destaca.

Ao final da ação, a população ainda recebeu panfletos com orientações sobre uso do celular ao volante, mistura de direção e bebida alcoólica e respeito aos ciclistas nas vias.

Dicas para os motoristas:

Respeite a faixa de pedestres.

Não ultrapasse a velocidade permitida na via.

Se beber, não dirija.

Não use celular ao volante.

Redobre a atenção próximo a paradas de ônibus e saída de escolas.

Dicas para os pedestres:

Ande sempre na calçada.

Atravesse a via sempre pela faixa de pedestre.

Não atravesse a via correndo. Você pode cair e não conseguir levantar a tempo.

Não atravesse a via falando ao celular ou usando fones de ouvido.

Fonte: Detran Maranhão

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

Palavras chaves: