A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), promoveu na noite de sábado (24) a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos técnicos da Rede e-Tec/Brasil/UEMA, intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), em parceria com a SEMECT.

O evento aconteceu na quadra esportiva da U.I.M. Antônio Rodrigues Bayma, onde ocorreu a formatura de profissionais técnicos em hospedagem e hotelaria. O Curso Técnico em Hospedagem ofertou certificação pela UEMA para 23 alunos, como ressaltou Socorro Cratheus, coordenadora do Polo Caxias.

“O objetivo geral é formar o técnico em hospedagem com domínio teórico-prático, permitindo o desenvolvimento profissional pautado na autonomia, competência e prática”, disse a coordenadora.

A Câmara Municipal de Caxias esteve representada pelos vereadores Darlan Almeida e Sargento Moisés, que falaram sobre a importância desse momento.

“É de grande importância cursos como esses, pois só vêm a somar porque Caxias hoje vive um momento de crescimento e de evolução e esses cursos vêm melhorar ainda mais o currículo desses profissionais”, afirmou Darlan.

Para o Vereador Sargento Moisés, Caxias tende a ofertar ainda mais oportunidades de trabalho.

“Essa parceria entre Governos Federal, Estadual e Municipal vem melhorar o nível desses profissionais e qualificar esses alunos e quem ganha é o mercado é Caxias”, destacou.

A aluna Raquel dos Santos agradeceu a oportunidade e se diz preparada para colocar em prática tudo que aprendeu no curso.

“Esse curso é muito envolvente, e eu, por ser dona de casa, percebi que não me atrapalhava nada os meus afazeres, onde eu tirava sempre um tempinho para estudar e crescer profissionalmente”, afirmou.

Segundo a assessora da UEMANET Eliza Flora, Caxias desponta como uma das cidades que mais investe em educação.

“Caxias é um município onde nós trabalhamos outros cursos técnicos na modalidade à distância, e a gente acredita que assim podemos alavancar o mercado de trabalho”, destacou a assessora.

Maria das Graças, representante da UEMANET, falou sobre a parceria entre o município e a instituição.

“Essa parceria é de suma importância para a Universidade Estadual do Maranhão, tanto quanto para o município de Caxias”, explicou.

A diretora do CESC/UEMA, Jordânia Pessoa, falou do ganho que Caxias tem com essa parceria

“Os vários setores da esfera pública têm que pensar em unir forças, e a Prefeitura de Caxias e a UEMA têm ganho muito com isso, tanto é que estamos pensando em expandir ainda mais essa parceria”, revelou a diretora da UEMANET.

Conforme a Secretária de Educação, Profa. Ana Célia Damasceno, Caxias investe na educação pensando no futuro melhor para seu povo.

“Caxias tem sido referência no que se refere à educação e nossa pretensão é melhorar a cada dia os resultados educacionais, e com parcerias como essa quem ganha é o município, a UEMA e todo profissional que busca novas oportunidades”, concluiu Ana Célia.

Veja na reportagem:

Palavras chaves: ,