A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Saúde e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou solenidade de encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com entrega de 113 cadeiras de rodas e 7 aparelhos auditivos a pessoas atendidas pela instituição.

O evento ocorreu na tarde da última quarta-feira(28) na quadra do Ginásio de Esporte Governador João Castelo e contou com a presença de várias autoridades e pessoas atendidas pela associação. Para o fundador da APAE/Caxias, Jerônimo Cavalcante, o apoio da Prefeitura foi de fundamental importância. “Somos parceiros da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, nós temos um convênio, os recursos são fundo a fundo, então nós conseguimos recursos do Ministério da Saúde. Esses recursos chegam no Fundo Municipal de Saúde e depois são repassados para a APAE, através de convênios”, destacou Jerônimo.

O prefeito Fábio Gentil falou do empenho da sua gestão para melhorar a vida das pessoas com deficiência em Caxias.

“São pessoas beneficiadas, mais de 100 famílias que possam ter essa facilidade de locomoção. Nosso objetivo é melhorar a vida dos caxienses com necessidades especiais. Tudo isso marca uma nova história para o município”, frisou.

A APAE de Caxias atende 11 municípios da região. Várias famílias foram contempladas, 4 cadeiras motorizadas foram entregues. Raquel Reis foi uma das contempladas.

“Estou muito feliz, é uma vitória para nossa classe esses equipamentos, uma cadeira motorizada como essa que ganhei é muito cara e eu não teria condições de comprá-la. Agradeço à APAE e à Prefeitura de Caxias”, destacou Raquel.

Caxias é a primeira cidade do Maranhão a oferecer cadeiras motorizada a quem necessita de mobilidade para ter uma vida mais digna. O vereador Catulé, presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, falou sobre a importância do trabalho da instituição no município. “A entidade está fazendo como sempre, se aproximando mais dos desvalidos da sorte, ou seja, atendendo aqueles que não têm condição de comprar uma prótese ou uma cadeira de rodas e ser assistido a contento. Isso graças ao carinho do vereador Jerônimo e sua esposa, que têm atendido na medida do possível todos aqueles que necessitam do apoio e da colaboração da APAE”, falou Catulé.

Paulo Marinho Júnior, Vice-prefeito de Caxias, também pontuou o trabalho da APAE no município. “Caxias tem uma das melhores instituições de apoio à pessoa com algum tipo de limitação do Maranhão, fico muito feliz em poder estar aqui e também fazer parte dessa história”, completou.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: