Os alunos da escola municipal José Castro, no Bairro Ponte, receberam na tarde dessa sexta-feira (30) o espetáculo “Princesa do Sertão”, da companhia de dança Wilson Ghilardi, por meio do projeto Pauta das Artes do Serviço Social do Comércio de Caxias (SESC), de fomento à cultura.

“É muito importante, até porque exalta a história do nosso município, e através de uma outra linguagem, porque não é uma linguagem verbal, mas uma linguagem corporal, levando cultura, entretenimento”, afirma Jeverson Brito, bailarino.

“É muito legal, porque assim você aprende a história do lugar onde você vive e pode contar para outras pessoas”, frisa Sara Ghilardi, dançarina.

Por meio da dança, eles contaram um pouco sobre a história de Caxias, retratando o modo de viver do início do século XX, além da cultura local.

“Esse é o projeto ‘Princesa do Sertão’, uma parceria com o Palco das Artes do SESC, um projeto de fomento à cultura em nossa cidade. A companhia foi contemplada com até 20 minutos de apresentações, para que a gente pudesse ir às escolas conduzir um trabalho de dança ou teatro, e no nosso caso é dança”, explica Wilson Ghilardi, coordenador da companhia de dança.

Foram apenas 15 minutos, mas foi possível encantar os estudantes da unidade de ensino. O projeto também tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias, que permite ao espetáculo adentrar às escolas.

“Foi bem legal a cultura que eles estavam mostrando, e porque passou por diversas fases até chegar ao que é hoje Caxias”, disse Victor Oliveira, aluno.

“Eu achei muito importante porque conta a história de Caxias. E também eu senti um amor muito grande pela dança, porque que eu já danço pela minha igreja, então eu fiquei muito emocionada”, disse Pâmela Raissa, aluna.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,