Teve início nessa sexta-feira (30), no Posto da Polícia Rodoviária Federal, a Operação Corta Fogo, que tem por objetivo reforçar a conscientização da população sobre a importância de não provocar a queima descontrolada e evitar atitudes que colaborem para a ocorrência de incêndios. A campanha coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil será desenvolvida durante todo o período chamado de “B-R-O-BRÓ”, que compreende os meses de setembro, outubro e novembro.

Embora o Maranhão registre um número menor de focos ativos de queimadas, 2.320 contra 2.833 no ano passado, a situação é preocupante porque provoca a destruição da biodiversidade. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Espaciais (INPE), 70% dos focos de queimadas que temos hoje no Brasil estão na Amazônia.

O coordenador da Defesa Civil de Caxias, Capitão Malheiros, esteve no programa Contra Ponto, da Rádio Educativa Guanaré FM, neste sábado (31), onde divulgou ainda mais a campanha. Ele destacou que o trabalho de conscientização será realizado tanto na zona urbana, quanto na zona rural, mas que o foco principal será na zona rural e que, para isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil do município deve visitar as associações de moradores para articular reuniões a fim de que esse alerta seja feito.

“Na zona rural, além das escolas que vão receber as nossas palestras, temos ainda as reuniões nas associações, as cooperativas, relembrando todos as informações sobre queimadas e controle”, destaca o Capitão Malheiros.

O trabalho deve durar até o mês de novembro em toda a zona rural de Caxias, nos três distritos, onde serão feitas palestras em escolas e associações de moradores e agricultores. Na zona urbana, haverá blitzen e distribuição de sacolas de lixo para veículos. A operação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca do município e o Corpo de Bombeiros. “Se recebermos denúncias de queima sendo feita fora do padrão, principalmente na zona urbana, que é proibido, acionaremos os órgãos competentes. É uma necessidade a gente prestar essas informações”, afirma o coordenador.

Fazer queimada desordenada é crime. Denúncias podem ser feitas no telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou ainda (99) 3421 8513 e (99) 3521 0578, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,