Aferição de pressão arterial e orientação nutricional. A ação denominada NutriAção, projeto criado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizada na Praça Dom Luís Marelim, alusiva ao dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista. O PSE está presente em 90 escolas pactuadas no município de Caxias. Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde hospitais, escolas, ginásios esportivos e clínicas particulares, garantindo o crescimento e desenvolvimento de um mundo com pessoas mais saudáveis e felizes.

“Nós temos uma grande importância, porque sabemos que por meio de uma alimentação saudável as pessoas têm uma qualidade de vida muito melhor, e nada melhor do que a gente comemorar essa data”, afirma Kamila Sousa, nutricionista.

“Nós estamos celebrando o Dia do Nutricionista, e também estamos mostrando o que é o Programa Saúde na Escola, só que hoje a gente trouxe a saúde para a praça. Nosso público vai da criança ao idoso”, frisa Amanda Serejo, coordenadora do PSE Saúde.

“Dentro das escolas, o PSE tem como missão a prevenção e promoção da saúde do educando, oferecendo várias ações, mas hoje estamos oferecendo serviços na praça para o bem estar da comunidade”, destaca Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

Profissionais que compõe a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) também destacaram a importância do nutricionista.

“Na verdade, o NASF atua como a visita domiciliar com a prevenção de doenças. Nós estamos fazendo grupos de gestantes, idosos, para controlar doenças e prevenir outras.  Nós fazemos um trabalho junto com os Agentes Comunitários de Saúde”, afirma Lucélia Paula, nutricionista do NASF.

Os membros da Associação Caxiense de Assistência ao Diabético (ACAD) também estiveram na ação e parabenizaram os nutricionistas. Atualmente são mais de 8 mil diabéticos em Caxias.

“Um dos principais fatores para o controle da Diabetes é o controle alimentar e, nesse ponto, o nutricionista passa a ser vital para que a gente possa se alimentar de forma saudável”, lembra Alexandre Henrique, membro da ACAD.

O evento foi finalizado com a realização de um circuito funcional com as pessoas que praticam exercício na praça.

“Nós estamos numa ação do dia do educador físico. Foi feito um circuito funcional com as pessoas que estão passando, fazendo atividades físicas”, frisa Jacimeire Eduarda, educadora física do NASF.

“É sempre muito bom esse tipo de atividade, e principalmente aqui a gente teve orientações de como fazer as atividades físicas e também orientações do que comer”, ressalta Jesus Carneiro, professora.

“Nós estamos aqui para parabenizar a todos os nutricionistas, porque eles são profissionais fundamentais dentro da nossa rede, seja nas unidades básicas de saúde ou em outros setores da saúde do município”, afirmou Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Palavras chaves: ,