Com o tema “Inclusão Educacional – O privilégio de conviver com as diferenças”, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) abriu nessa terça-feira (03) oficialmente a Semana da Independência, com os desfiles das escolas dos polos I e II, alusivos a 7 de setembro.

“Para mim foi emocionante participar, gostei muito, eu já participei nos outros anos, mas esse eu gostei mais”, disse Bárbara Lima, da escola Paulo Freire.

“A inclusão é muito importante para o bem maior da sociedade. Essa parte deles terem oportunidade de aprendizagem nas escolas é muito importante para que se efetive a educação de qualidade”, frisa Felipe Sousa, professor.

“É importante a participação do Isaque na escola, ele é da escola Leôncio Alves de Araújo e ele está representando a escola”, disse a mãe Rosimar Alves, que desfilou com o filho no colo.

Ao todo, 17 unidades de ensino levaram o tema da inclusão para a avenida Francisco Castro, no bairro Ponte, onde o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, vereadores e secretários municipais prestigiaram e aplaudiram as crianças e adolescentes desfilarem o orgulho de ser caxiense e brasileiro. Um grande público também compareceu para assistir.

“Está excelente, um trabalho belíssimo, eu sou professora aposentada. É um belíssimo tema que estão abordando, os professores são nota 10”, disse Maria das Graças, espectadora de São José de Ribamar – MA.

“A inclusão também é uma de nossas prioridades na saúde, nós temos uma Rede de Atenção Psicossocial em Caxias onde a gente aproveita para dizer que esse tema é de suma importância ser trabalhado”, afirma Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

“A equipe da secretária Ana Célia está de parabéns, a inclusão deve ser feita em todos os ambientes. Nada melhor do que um tema como esse para nos fazer refletir”, destaca Profº Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“É muito importante essa temática, porque temos também as pessoas com deficiência mental, autistas, dentre outras. Precisamos mostrar que inclusão não é só uma proposta, mas uma realidade em Caxias”, lembra Jerônimo Cavalcante, vereador.

“Nós temos em Caxias uma nova educação, com valorização dos professores, dos alunos, e toda a rede escolar é bem atendida. O prefeito Fábio Gentil mais uma vez inova, dando oportunidade para que as crianças possam desfilar na sua comunidade”, disse Neto do Sindicato, vereador.

Os desfiles nos polos acontecem até esta quarta-feira (04). No dia 7 de setembro tem o desfile oficial pelas ruas do Centro Histórico de Caxias e de 05 a 13 de setembro os polos da zona rural de Caxias também recebem desfile.

“É um tema que vem sendo discutido a nível de Brasil. Na verdade, nós precisamos aprender a conviver com as diferenças. E, na verdade, as nossas diferenças são aquilo que nos une. Nossas escolas estão preparadas dentro das suas possibilidades. A gente traz o desfile para o polo, porque ao mesmo tempo eles levam o conhecimento aos moradores do bairro”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Todos que por aqui passaram dão um respeito à pátria e ao nosso país. E eu tenho certeza que é um ponto que acertamos e valorizamos, e a participação de todas as crianças enaltece o nosso município. A inclusão é gradativa, mas nós precisamos incluir todas as pessoas”, afirma Fábio Gentil.

Veja na reportagem: